Quatro em cada 10 coelhos presenteados na Páscoa são abandonados

 

Professora de Medicina Veterinária do UniCuritiba diz que a decisão de ter um pet não pode ser tomada por impulso e dá dicas para evitar arrependimentos

Fofinhos, encantadores, sociáveis e carismáticos. Com tantos atributos, não é de se estranhar que os coelhos estejam na lista dos dez animais de estimação preferidos entre os brasileiros.

Na Páscoa, a procura por esses orelhudos aumenta, mas seja qual for a espécie, um animal de estimação exige responsabilidade, tempo, afeto e disposição. Antes de presentear alguém ou adotar um coelho é fundamental entender quais são os cuidados necessários.

De acordo com a ONG Adote um Orelhudo, cerca de 60 ou 70 dias após a Páscoa, 40% dos coelhos são abandonados em praças, parques e terrenos baldios. Ou seja, quatro em cada dez coelhinhos deixam de ser novidade e são negligenciados e soltos na natureza.

O número é preocupante e a médica veterinária Ana Elisa Arruda Rocha alerta: coelhos são seres vivos que precisam de cuidados com a saúde, o conforto e o bem-estar. “Ter um coelho em casa é uma decisão que não pode ser tomada na euforia.”

Professora do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba - instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país -, Ana Elisa fala da alegria que é ter um coelho em casa e dos cuidados necessários.

O que você precisa saber antes de adotar um coelho

· Assim como qualquer pet, os coelhos de estimação precisam de cuidados e, além de gastos com saúde, alimentação e conforto, precisam de atenção dos tutores.

· Os coelhos não são roedores, como a maioria das pessoas imagina. Eles são mamíferos herbívoros da mesma família das lebres. Além de ração específica, comem feno de alfafa e alguns vegetais (não são todos que podem ser ofertados).

· Coelhos podem aprender a passear na guia, mas é importante utilizar o equipamento correto e frequentar espaços seguros, já que são presas de várias outras espécies.

· Existem mais de 45 raças de coelhos, com variações de tamanho (pequenas, médias e grandes), peso e pelagem.

· Por serem silenciosos - mesmo quando ficam sozinhos – os coelhos são excelentes pets para quem mora em locais com vizinhos muito próximos.

· A visita ao veterinário deve ser realizada já no início, para que todas as informações referentes à saúde e manejo sejam devidamente esclarecidas.

· Com boa alimentação e cuidados de saúde, um coelho de estimação pode viver entre 8 e 12 anos.

Como cuidar bem de um coelho?

A professora do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba, Ana Elisa Arruda Rocha, fala sobre os principais cuidados com um coelho de estimação.

ü Avalie o ambiente antes de ter um coelho, pois eles precisam de espaço para se exercitar, saltar e brincar. Não podem ficar soltos em locais que tenham fiação elétrica, pois costumam roer objetos para desgastar os dentes e os fios oferecem risco à vida deles.

ü Escolha o viveiro adequado para o tamanho e a raça do seu coelho e mantenha a bandeja limpa, trocando a forração diariamente. Invista em itens de enriquecimento ambiental para manter a saúde emocional e o correto desgaste dos dentes.

ü Mantenha água sempre disponível e garanta a alimentação adequada.

ü Ofereça rações específicas – com fórmulas próprias para coelhos mantidos como pets – associadas a outros alimentos recomendados para garantir a nutrição necessária. Deixe feno 100% do tempo disponível.

ü É mito que os coelhos devem ser alimentados com cenoura. A cenoura ajuda no desgaste dos dentes – o que é necessário no caso dos coelhos – mas deve ser oferecida com moderação.

ü Assim como gatos, os coelhos fazem a própria higiene. Os banhos não são recomendados. No caso de raças mais peludas, faça a escovação para ajudar na retirada dos pelos mortos.

ü Se não quiser muitos coelhinhos em casa, não junte machos e fêmeas antes da castração. Os coelhos estão entre as espécies mais prolíficas do mundo.

ü O contato do coelho com outros pets – inclusive outros coelhos – deve ser feito em etapas e sempre com acompanhamento.

Comentários