Pular para o conteúdo principal

Hospital Santa Cruz realiza 1ª reunião científica do ano



Na última semana, o Hospital Santa Cruz realizou a sua 1ª reunião científica de 2022. O assunto abordado foi sobre o Protocolo de Atendimento de Abdome Agudo, tendo como mediador o médico cirurgião geral e do aparelho digestivo, Dr. Gustavo Rodrigues Alves Castro, CRM 22726.

O abdome agudo é definido como um quadro de dor abdominal intensa e de início recente, e que leva o paciente a procurar ajuda médica de emergência. É um dos principais motivos de atendimento do pronto-socorro e pode envolver tanto situações clínicas como cirúrgicas.

Como muitas destas doenças necessitam de tratamento precoce para terem uma boa evolução, é importante identificar rapidamente qual a causa do abdome agudo. Por este motivo, é necessário estabelecer protocolos criteriosos, com orientações específicas e que ajudam os médicos da emergência a obterem um diagnóstico mais rápido e preciso. Por meio destes protocolos os médicos tomam a decisão da melhor forma de conduzir não só o exame clínico, mas também os exames complementares, assim como o tratamento indicado para cada caso.

O Hospital Santa Cruz já incluiu no seu calendário e tem como objetivo reunir os médicos para discussões científicas uma vez ao mês. “Estas reuniões são, acima de tudo, a oportunidade de sempre fazermos o melhor. Trocar conhecimento, analisar casos complexos e encontrar sempre as melhores formas de tratamento são essenciais para o serviço que prestamos aos pacientes. Então nosso objetivo é que a equipe tenha acesso ao máximo de capacitação e educação continuada, promovendo segurança e agilidade no diagnóstico e no tratamento dos nossos pacientes”, destaca Dr. Rodrigo Silva Fontan, Diretor Técnico Médico do Hospital Santa Cruz.

A iniciativa prevê que as reuniões científicas aconteçam uma vez ao mês, sempre com temas variados e relacionados à área da saúde.

Comentários