"Perseverança" é palavra de 2021 no Dicionário Cambridge



Perseverança. Essa foi a palavra mais buscada no Dicionário Cambridge, um dos mais importantes da língua inglesa no mundo. Procurado mais de 243 mil vezes no site do dicionário em 2021, o termo é definido como "esforço contínuo para fazer ou alcançar algo, mesmo quando isso é difícil ou leva muito tempo”. Em um momento tão complexo da história humana, as buscas por um termo positivo como esse são significativas, do ponto de vista psicológico.

Para a mestre em Psicologia e professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, Josy Cristine Martins, “com a necessidade prolongada de isolamento social, as dificuldades econômicas, de trabalho, nas relações pessoais e sociais, não é de se estranhar a grande busca pelo termo perseverança”. Ela explica que essa é uma palavra que se refere à constância, à persistência, ao manter-se firme. “Algo que todos nós, em maior ou menor nível, estamos precisando para conseguirmos lidar com tantas adversidades e perdas”, completa.

Como exercitar a perseverança no cotidiano?

Embora as adversidades sejam muitas, especialmente em meio a uma pandemia que parece não dar sinais de estar no fim, é muito importante manter viva a esperança de dias melhores. Josy afirma que essa é a única maneira de atravessar períodos difíceis. “O que nos faz sair da cama todos os dias é ter um propósito de vida, um objetivo, algo pelo que lutar. E, se não houver esperança de que os momentos turbulentos passem, não teremos pelo que viver.”

Exercitar a perseverança no cotidiano, então, é questão de compreender que as dificuldades sempre existirão, mas podem ser superadas. “Se tivermos consciência do que queremos e o que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos, é muito mais fácil traçar um percurso e manter-se nele. Mas precisamos também de autoconhecimento para lidar adequadamente com as frustrações e perdas que podem surgir no caminho”, diz a especialista.

Experiências coletivas ajudam a manter a saúde mental individual

De acordo com o gerente executivo de conteúdo do PES English, Luiz Fernando Schibelbain, “a Cambridge University Press publica dicionários para alunos de inglês desde 1995. O Cambridge Dictionary começou a oferecer esses dicionários on-line em 1999 e, agora, esse é o principal site de dicionários de alunos do mundo, alcançando 2,6 bilhões de visualizações ao ano”. Tantas buscas pela mesma palavra em um dicionário dessa relevância podem, inclusive, sinalizar uma procura coletiva pela superação dos problemas atualmente enfrentados no mundo. E isso contribui para a saúde mental de cada um, individualmente.

“Esse movimento coletivo pode nos dar um indicativo de que as pessoas estão buscando atravessar a turbulência com paciência, força e resignação. Esse comportamento assertivo diante de tantas mudanças repentinas nos ajuda a manter, mesmo que com dificuldade, nossa saúde mental”, finaliza Josy.

Comentários