Parque Barigui tem concerto de Natal gratuito neste sábado




13.a edição do tradicional Concerto de Natal Positivo acontece neste sábado (11) em duas apresentações gratuitas e abertas ao público, às 10h30 e 15h, no Parque Barigui. Inspirado nos grandes festivais europeus, o concerto ao ar livre traz a Orquestra Filarmônica Positivo, arregimentada especialmente para a ocasião, com o maestro alemão Stefan Geiger e o solista espanhol Adrían Díaz Martínez, um dos trompistas mais importantes de sua geração, vencedor da International Mozart Competition e presença constante nos festivais de música de câmara mais importantes da Europa e da Ásia.

Com produção da Dell'Arte, o espetáculo faz parte do projeto Clássicos Positivo, que oferece, desde 2018, uma programação anual de concertos de alta qualidade, investindo na promoção de novas plateias e reforçando o posicionamento do Positivo enquanto incentivador da cultura e da arte no Paraná. Durante 11 anos, os concertos foram apresentados no Teatro Positivo para plateias de até 2.400 pessoas. No ano passado, devido à pandemia, o espetáculo foi transmitido de forma on-line. Com o avanço da vacinação, mas ainda em cenário pandêmico, o grupo optou este ano por um espetáculo presencial, mas ao ar livre, com expectativa de reunir um público ainda maior nas duas apresentações.

"É uma grande alegria voltar a presentear a cidade com nosso já tradicional Concerto de Natal, agora ao ar livre, na entrada do Centro de Eventos Positivo, espaço que tivemos a honra de ceder gratuitamente à prefeitura, e onde mais de 200 mil curitibanos receberam sua vacina contra a covid-19. Todos são convidados, teremos 600 cadeiras gratuitas pelo site Sympla, mas será aberto também para quem quiser assistir em pé, sentar no chão ou até trazer sua cadeira de casa e colocá-la no gramado. Mais do que nunca, precisamos comemorar a vida, apreciando a beleza da música clássica junto de nossos familiares e amigos”, reforça o presidente da Positivo Educacional, Lucas Guimarães.

O encantamento começa com a “Abertura Natal”, de Otto Nicolai, prossegue com o “Concerto para trompa N.º 2”, de Mozart e encerra com excertos do balé “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, que tem como tema o Natal.

Didático e solidário
O Concerto de Natal Positivo apresenta um programa dedicado a obras clássicas e natalinas, trazendo, de forma didática, um panorama histórico e cronológico da música clássica mundial. No repertório, do barroco à contemporaneidade, canções tradicionais que embalam o Natal no mundo todo, executadas por mais de cinquenta músicos.

Com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realização da Secretaria Especial da Cultura, o evento tem função de responsabilidade social e popularização da música clássica. Por isso, os ingressos são gratuitos. Na plateia, são disponibilizados 600 assentos, cujos ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, a ser entregue na entrada do concerto. Os ingressos para os assentos são limitados por ordem de retirada e podem ser adquiridos no Sympla (www.sympla.com.br/produtor/concertodenatalpositivo). Os alimentos arrecadados serão encaminhados para o Instituto Lixo e Cidadania.

Sobre o maestro
Stefan Geiger nasceu em uma família musical. Aos cinco anos já tocava piano, violino, bateria e trombone. Após estudos com o apoio da Fundação Acadêmica Alemã Studienstiftung des deutschen Volkes, Geiger assumiu o posto de trombonista solo na Ópera Estadual da Baviera de Munique. Posteriormente, ocupou o mesmo cargo na Orquestra NDR Elbphilharmonie de Hamburgo.

Geiger esteve à frente de várias orquestras, aí incluídas a Orquestra do Festival Schleswig-Holstein, Ensemble Resonanz, Filarmônica de Würzburg, Sinfônica de Nuremberg, Deutsche Kammerphilharmonie de Bremen, Orquestra Filarmônica do Estado da Transilvânia, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Banater Philharmonie, Orquestra Sinfônica da Rádio Romena, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo e a Orquestra Filarmônica de Buenos Aires no Teatro Colón da capital Argentina. Regeu frequentemente, e por vários anos, a Orquestra NDR Elbphilharmonie de Hamburgo.

Os destaques mais recentes de Geiger incluem seu retorno à Orquestra do Festival de Schleswig Holstein, à Elbphilharmonie — onde realizou três semanas de concertos com a Quinta Sinfonia de Mahler, um concerto dedicado à obra de compositores bálticos e um programa com a música de John Williams. Em 2022, fará sua estreia com outras orquestras: a Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro, a do Volkstheater de Rostock e a Orquestra Sinfônica de Jerusalém.

Sobre o solista
Adrián Díaz Martínez iniciou os estudos em Madri e, já aos 16 anos, dava os primeiros passos de sua carreira internacional, participando de orquestras juvenis como o Schleswig-Holstein Musik Festival e a Orquestra Jovem Gustav Mahler. Díaz Martínez estudou na Hochschule für Musik Hanns Eisler, de Berlim, sob a tutela da prof.ª Marie-Luise Neunecker. Desde 2021, se dedica à preparação para o exame de doutorado em música, defendendo a tese “A história da origem e interpretação do segundo concerto para trompa de Richard Strauss”.

Como um dos principais trompistas de sua geração, o jovem espanhol também se apresenta nos festivais de música de câmara mais importantes da Europa e da Ásia, onde atua regularmente com músicos como András Schiff, Veronika Eberle, Sabine Meyer, Nils Mönkemeyer ou Maximilian Hornung. Após obter prêmios em concursos internacionais como o Cittá de Porcia ou o Concurso Internacional Mozart, de Salzburgo, Adrián expandiu sua participação como solista regular na Alemanha e Espanha.

Em 2018, lançou seu primeiro CD, Avantgarde, ao lado do pianista Ikuko Odai, com obras de música de câmara do século XX. Seu segundo álbum, Manu Scriptum, será lançado no início de 2022. Desde 2021, Adrián Díaz Martínez é professor de trompa no Musikhochschule de Lübeck.

Sobre a Orquestra Filarmônica Positivo
Em todo o mundo, não é um fato incomum a formação de conjuntos sinfônicos para ocasiões específicas. Isso se aplica também ao balé e até mesmo à ópera. Um dos exemplos mais marcantes desse fato foi a reunião de uma imensa orquestra sinfônica híbrida, formada por músicos das principais orquestras do mundo, em um megaconcerto comemorativo pela derrubada do muro de Berlim, dirigida por Leonard Bernstein, um dos maiores gênios da regência da segunda metade do século XX, executando a “Nona Sinfonia de Beethoven”, com o texto de seu movimento final sobre o poema “Ode à Alegria”, escrito por Schiller em 1785, tendo a palavra “alegria” substituída por “liberdade”. O vídeo dessa apresentação correu o mundo inteiro.

É exatamente dentro dessa perspectiva que se reúne hoje a Orquestra Filarmônica Positivo, arregimentada pelo maestro Stefan Geiger, até recentemente regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná e diretor-geral de Música do Teatro Guaíra, de Curitiba. Como seria natural, grande parte dos músicos chamados a integrar a Orquestra Filarmônica Positivo são membros titulares do conjunto paranaense. Esse fato, em si, facilita sobremaneira a tarefa do maestro Stefan Geiger, de formar um grupo coeso, que lhe permite obter um resultado artístico de excelência.

PROGRAMA:
ORQUESTRA FILARMÔNICA POSITIVO
STEFAN GEIGER, maestro
ADRIÁN DÍAZ MARTÍNEZ, trompa
OTTO NICOLAI | CHRISTMAS OVERTURE ON THE CHORAL “VOM HIMMEL HOCH”
WOLFGANG AMADEUS MOZART | HORN CONCERTO NO. 2
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKI | EXCERPTS OF “THE NUTCRACKER”

SERVIÇO
Clássicos Positivo: Grande Concerto de Natal 2021
Data: 11 de dezembro de 2021
Horário: apresentações às 10h30 e 15h, com duração de 50 minutos cada
Local: Centro de Eventos Positivo - Parque Barigui
Ingressos: gratuitos - cadeiras com vagas limitadas no
www.sympla.com.br/produtor/concertodenatalpositivo

Comentários