Curitiba recebe maior evento de energias renováveis

Entre os dias 5 a 7 de novembro, a capital paranaense será a sede da Smart Energy e GreenBuilding Brasil, que nesta edição reúne a 5ª edição da Smart Energy CIEI&EXPO, a 9º Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo e o Fórum de Eficiência Energética da Ashrae, que ocorrerá no Salão Principal do CIETEP/FIEP. O evento contará com especialistas nacionais e internacionais e empresas para apresentar as principais novidades e debater as tendências para os setores de energias renováveis e construções sustentáveis. 
 
“Os participantes discutirão soluções e poderão conhecer as principais novidades desses dois setores, há temas complementares e um alinhamento muito forte na busca pelo desenvolvimento da sustentabilidade e energias renováveis”, afirma Celso Kloss, coordenador da Smart Energy CIEI&EXPO.

Os estados do Sul têm a maior expansão de empreendimentos com a Certificação LEED dentro do Brasil, segundo a GBC Brasil. Desde 2013, o crescimento na região foi de 76%, quase o dobro em relação ao resto do país, que foi de 41%. Entre as empresas que apresentarão cases dessas construções está a Laguna, com o projeto de um de seus edifícios mais recentes, o LLUM, o primeiro prédio residencial do país a conquistar a pré-certificação ambiental LEED Ouro, segundo maior nível de sustentabilidade dentro dos pré-requisitos exigidos pela certificação. 
 
Outra construtora presente será a Plaenge Industrial, responsável pela primeira fábrica verde certificada no Brasil: a Matte Leão, na região de Curitiba e a obra da Geo Energética em Tamboara, no Paraná, reconhecida como a primeira geradora de energia do país a conseguir a certificação.
 
Entre as presenças confirmadas, Franz Pöter, diretor da Solar Cluster Baden-Württemberg, associação que representa mais de 40 empresas e institutos de pesquisa do sudoeste da Alemanha ligados às tecnologias solares, e Dr. Drury B. Crawley, Bentley Fellow e diretor de desenvolvimento da Indústria da Construção com a Bentley Systems Inc.

A palestra de abertura será proferida pelo Juiz Federal da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, Sérgio Moro, que sobre o “Construindo o Brasil que queremos”, falará sobre conduta pessoal e de que maneira as posturas adotadas pelos indivíduos podem transformar o meio em que convivem.

Comentários