Pular para o conteúdo principal

1ª edição da PolskaFest


O município de Araucária, no Paraná, recebe pela primeira vez um evento dedicado à celebração da rica cultura polonesa: a 1ª edição da PolskaFest. Em uma ação conjunta com imigrantes russos e alemães, o povo polonês teve grande responsabilidade pelo progresso do lugar, através da colônia Thomaz Coelho. A festa organizada pela Alô Eventos, terá início no dia 15 de junho com almoço e missa de abertura, e nos dias 16,17 e 18 de junho, o evento acontecerá das 11h às 22h, no Parque Cachoeira (Rua Ceará, nº 65), principal ponto de encontro da população local, e irá oferecer diversas atrações, como apresentação de bandas folclóricas, artesanato, gastronomia polonesa e de etnias convidadas, Vila da Vodka, cerveja artesanal e comercial e Espaço kids. Mais informações em facebook.com/polskafest.

“Pensando na bela história deste povo, conhecido por sua excepcional hospitalidade, percebemos a importância em celebrar a diversificada cultura polonesa e idealizamos então a primeira PolskaFest”, comenta Susan Klein, da Alô Eventos, empresa organizadora.

Ela lembra que há 140 anos acontecia o marco oficial da vinda dos poloneses para o estado do Paraná e ressalta a importância de fazer com que a geração atual conheça e transmita todos os costumes e a alegria inerente ao seu povo para as gerações futuras. “Essa é uma grande festa para celebrar a cultura, a família, os amigos das tradições polonesas, a alegria e a cordialidade entre os povos que tanto fizeram pelo avanço da cidade de Araucária e do Paraná.”

Realeza da PolskaFest 2017 - No dia 15 de maio, foi realizada o concurso de escolha da Realeza da 1ª edição da PolskaFest, festa dedicada à celebração da rica cultura polonesa, que acontece entre os dias 15 e 18 de junho, no Parque Cachoeira (Rua Ceará, nº 65), em Araucária. O júri elegeu como rainha da PolskaFest, Camila Mallassa, o título de 1ª princesa foi para Bianca Tarachuka Gonçalves e o de 2ª princesa para Rafaela Macioski Bisoni. Elas terão a missão de representar a festa, que acontece pela primeira vez no município.

História - Há 140 anos acontecia o marco oficial da vinda dos poloneses para o estado do Paraná. Em Araucária, o maior fluxo imigratório aconteceu no ano de 1876. Em uma ação conjunta com imigrantes russos e alemães, deram progresso ao lugar através da colônia Thomaz Coelho. O município possui em média 120 mil habitantes e é um importante polo industrial, sendo o segundo com maior arrecadação de ICMS do estado. Está estrategicamente localizado em relação ao Mercosul, com um Centro Industrial de 46.137.500,00m². Conta com matéria-prima local disponível para atender principalmente a Agroindústria e a Petroquímica, com infraestrutura, acesso rodoferroviário e fácil conexão com aeroportos e portos marítimos.

Parque Cachoeira - Com uma área de 300 mil m² e uma natureza exuberante, o Parque Cachoeira é o principal ponto de encontro da população local. Situado no terreno de uma antiga Indústria de Massa de Tomate e Farinha de Milho, que pertenceu à Família Torres, reúne num só ambiente, trilhas pela mata nativa, lago e pista para caminhadas, além de quadras de esporte e playground. Lá também funciona o Museu Tingüí-Cuera, cujo acervo reúne objetos de trabalho utilizados no dia a dia dos antigos moradores. Atualmente, constitui-se num excelente ponto turístico da cidade.

Comentários