Jazz na Marbô Bakrey



O chef Marcos Bortolozo, da Marbô Bakery, fez no inicio do mês o lançamento do “Sunset Cool” embalado ao som do melhor jazz. A novidade inaugura a estação mais aguardada do ano: o verão. 

O menu é composto de um cardápio temático e promete agradar a todos os paladares. A proposta visa atender a expectativa de seus clientes e "aficionados", todas as quintas e sextas-feiras, das 18h às 22h. Um traço marcante na cozinha contemporânea do chef é o apelo sensorial das memórias gustativas que ele resgata. 

A partir dessa inspiração, os pratos são criados com ênfase em produtos orgânicos, ingredientes frescos e na arte encantadora das receitas autorais. 

PROJETOS -  Paranaense de Palotina, Marcos é um renomado chef de cuisine e boulanger. À frente da Padaria, Café e Restaurante Marbô Bakery desde março de 2015, prepara-se para novos projetos gastronômicos – em sintonia com a época mais quente e agradável do ano: a primavera e o verão. 

Formado em Administração pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) e pós-graduado em Gestão de Negócios e Logística pela UFPR, ele aproveita toda sua expertise acadêmica fazendo da Marbô um espaço de referência gastronômica, artística (o ambiente é composto de obras de diversos artistas plásticos), turística e arquitetônica (instalada na histórica residência Belotti, projetada por Lolô Cornelsen na década de 1950). 

O COMEÇO - Descendente de italianos por parte de pai e de mãe, Marcos cresceu tendo a cozinha como centro de agregação familiar. Primogênito de quatro irmãos, começou a cozinhar aos 8 anos no sítio da família, onde moravam. Nessa época o menino se encantou com as panelas e o universo mágico da cozinha e começou a sonhar em ter o seu próprio restaurante. 

Já em Curitiba em 2011, Marcos resolveu dar uma guinada em sua vida profissional e decidiu que faria seu sonho tornar-se realidade. Começou trabalhando apenas nos finais de semana na cozinha de alguns restaurantes para adquirir experiência. Longe da família, Marcos sentia muita falta da comida afetiva da mãe, sobretudo do pão caseiro de fermentação natural que acompanhou sua infância. 

A BAKERY Depois de receber de presente uma semente do fermento da Mama, Marcos pôs em prática sua paixão pela padaria, fez cursos de panificação em várias escolas e se tornou um padeiro por excelência. Autodefine-se como "um boulanger apaixonado pela essência da panificação". Seus pães artesanais, cujas receitas também são autorais, podem ser encontrados na Marbô Bakery diariamente. 

Os pães, como toda criação do chef, levam seu selo de personalidade e o conceito de confort food (comida que reconforta – aquele sabor simples e gostoso que ficou na memória). Toda a produção de pães é elaborada a partir da fermentação natural, aquela da Mama, além do uso exclusivo da farinha orgânica. Já a farinha integral é fresca e dispensa o processo industrial em sua moagem, o que contribui para a complexidade do sabor e das propriedades nutricionais do pão. 

A INSPIRAÇÃO - A experiência de chef, no entanto, se deu quando Marcos foi trabalhar com a consagrada chef Gabriela Carvalho, do Quintana Café & Restaurante. Ali, o aprendiz de chef encontrou o seu lugar. 

Foram dois anos e meio de convivência: "Um privilégio! Gabriela é sem dúvida minha madrinha e minha inspiração", afirma. Celso Freire e Ferran Adrià são chefs que também inspiraram a carreira de Marcos. MARBÔ BAKERY A Padaria, Café e Restaurante Marbô Bakery tem capacidade para 80 pessoas. 

Localizada no centro de Curitiba, perto da Reitoria da UFPR, possui arquitetura contemporânea e um ambiente surpreendente. Para o almoço, o cardápio é composto por sugestões do dia, entrada e prato principal, sempre priorizando produtos frescos e da estação. Vegetarianos e clientes com restrições alimentares também são contemplados com pratos que respeitem suas necessidades. 

Dispõe também de cardápio variado à la carte e outras opções da padaria. Marcos Bortolozo define o estilo da Marbô como um mix de cozinhas, mas, independentemente do estilo, para o chef o mais importante é oferecer uma comida cuja essência remeta a sabores complexos e afetivos. 

A Marbô funciona de segunda a quarta-feira das 11h as 20h, quintas e sextas feiras das 11h as 22h e aos sábados das 9h30 as 17h. Além disso dispõe de um maravilhoso espaço de eventos para até 130 pessoas.

Comentários