Diagnóstico Precoce


No dia 18 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. Por ser o tipo mais comum de câncer intraocular em crianças, o Hospital Erasto Gaertner, instituição que é referência no tratamento do câncer no sul do país, alerta sobre a sua importância e sobre os seus principais sintomas.

Existem duas formas da doença: a hereditária e a esporádica. A idade mediana para o diagnóstico é de 18 meses, surgindo, ainda mais cedo, na forma hereditária. Pode estar presente já no nascimento, após os cinco anos é muito raro surgir esse tumor.

A apresentação mais comum da doença é a do reflexo ocular branco ou “sinal do olho do gato”, perceptíveis em fotos tiradas com flash. A doença também se manifesta através do estrabismo, eritema conjuntival (vermelhidão) e a redução do campo visual (a criança só enxerga o que está na frente dela, e não o que está ao lado). Ao se depararem com esses sinais, os pais devem levar a criança ao pediatra, e este agilizar o encaminhamento ao oftalmologista ou ao oncologista pediátrico.O tratamento inclui quimioterapia, laserterapia, crioterapia, radioterapia e cirurgia. O atraso no diagnóstico é a principal causa de doença avançada. Quando diagnosticado precocemente, é curável, preservando a vida da criança e muitas vezes a visão.

Comentários