Pular para o conteúdo principal

Dia do Inventor

O Dia do Inventor é comemorado nesta quarta-feira, 4 de novembro. E se há alguém que pode receber este título na indústria automobilística, essa pessoa é Henry Ford, fundador da Ford Mortor Company. Sua herança inventiva percorreu os 112 anos de história da marca, com a criação de carros, tecnologias e tendências revolucionárias – começando pelo lendário Modelo T e a linha de montagem, que mudaram os rumos da mobilidade e da indústria automotiva.
Relembre, então, algumas das mais curiosas inovações da Ford e de seu fundador:

Quadriciclo

A primeira criação de Henry Ford foi o quadriciclo, em 1896. Ele era feito com quatro rodas de bicicleta e um motor de 4 cavalos. Tinha como volante uma cana do leme, usada para manobrar o leme de um barco. A caixa de câmbio possuía apenas duas marchas para frente, sem a ré.

“Tin Goose”, o avião


Isso mesmo, a Ford já fabricou aviões! Apelidado de “Tin Goose”, o Ford Tri-Motor surgiu em 1925 e foi um dos primeiros aviões usados pelas linhas comerciais americanas. Combinado com a reputação da marca, aplicação de técnicas da linha de montagem e investimento na Ford Airlines, ele ainda ajudou na criação da indústria de aviões comerciais. E, para acelerar ainda mais o desenvolvimento do setor, a Ford ofereceu 35 patentes do avião livres de royalties, incluindo a sua patente para o sistema de rádio navegação.

Carro de Soja


Quadriciclo, avião e... carro de Soja! O Soybean Car surgiu em 1941, fruto da experiência em agricultura de Henry Ford e seu amor pelo negócio automotivo. Com a escassez de metal na época, ele criou um carro de plástico feito de soja, linhaça e outros componentes naturais. Para provar a resistência do produto, Henry fez uma demonstração batendo na carroceria com uma marreta. Além disso, o carro era quase 500 kg mais leve que os modelos tradicionais de aço.

“Vovô” do GPS



Em 1964, mesmo ano de lançamento do épico Mustang, a Ford mostrou o que seria uma das primeiras versões do atual GPS. Esse sistema de navegação foi apresentado com o carro-conceito Aurora e era um mapa que se ajustava automaticamente de acordo com a localização do automóvel. O GPS de veículo só surgiria quase 30 anos depois.

Cinto de segurança inflável



Inovação mundial da Ford apresentada em 2011, o cinto funciona como um airbag em caso de colisão, ampliando a área de retenção sobre o tórax do passageiro para evitar lesões e aumentar a segurança.

Comentários