Cinema Francês

Festival Varilux chega a Curitiba com 16 longas-metragens em cartaz.

Nesta quinta-feira (18), tem início o Festival Varilux de Cinema Francês, mostra anual que reúne o melhor da produção cinematográfica francesa da atualidade. De 18 a 24 de junho, dezesseis longas-metragens estarão em cartaz no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal. Em 2015, a edição do Festival em Curitiba ocorrerá logo após o termino da edição nacional (de 10 a 17 de junho).

Samba

O filme “Samba” promete ser um dos principais destaques da mostra, uma vez que conta com os mesmos diretores de “Intocáveis” (2011) e também é estrelado por Omar Sy, ator que interpretou o protagonista Driss na comédia dramática que encantou espectadores na França e no Brasil. Na programação, também se destacam: a comédia “Que mal eu fiz a Deus?”, de Philippe de Chauveron, fenômeno de bilheteria na França em 2014, com mais de 15 milhões de espectadores; “Gemma Bovery – A vida imita a arte”, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; "Papa ou Maman", de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa.

Que mal eu fiz a Deus?

A seleção de filmes ainda conta com a animação “Astérix e o Domínio dos Deuses” para as crianças. No dia 19, a Aliança Francesa promoverá, inclusive, uma sessão gratuita do célebre desenho francês para 174 crianças do Serviço Social da Indústria (SESI). “Por mais um ano, a Aliança Francesa de Curitiba tem a satisfação de promover localmente o Festival Varilux, um evento de grande porte e que oferece uma oportunidade única aos que apreciam a cultura francesa. O cinema francês é uma das formas de expressão cultural mais conhecidas no Brasil. Esta é a ocasião ideal para as pessoas entrarem em contato com o melhor da nossa filmografia moderna”, afirma a responsável de Marketing da Aliança Francesa de Curitiba, Dayana Belmont.

Comentários