Mia Cara Curitiba

Programação do evento continua nesta semana.

O clima de celebração italiana do Mia Cara Curitiba continua vivo neste fim de semana. A capital paranaense recebe diversas atrações, de música e dança a passeios de bicicleta. De sexta-feira (29/5) a domingo, eventos para todas as idades valorizam a cultura da Itália em Curitiba. O Mia Cara Curitiba, que teve início no dia 23 e termina no dia 31, é realizado pela Embaixada da Itália no Brasil, Consulado da Itália em Curitiba e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com produção do Solar do Rosário Arte e Cultura.

Corais na Catedral - Mia Cara Curitiba

Durante a semana, continuam abertas as exposições dos fotógrafos italianos Nicodemo Misiti e Massimo Palmigiano. As imagens de Misiti estão expostas no Solar do Barão, enquanto as de Palmigiano ficam no Museu da Fotografia. Na Cinemateca, a mostra de cartazes e objetos de cena dos filmes de Sergio Leone também permanece em cartaz, incluindo pôsteres originais de artistas curitibanos homenageando obras do cineasta italiano. As duas se encerram neste domingo, 31.
A programação do fim de semana começa na sexta-feira com cinco corais reunidos no clássico cenário da Catedral de Curitiba. A partir das 19h, temas populares e eruditos são interpretados nesta tradição dos grupos de coral, valorizando temas italianos. Entre os participantes, estão o Coral Allegro, Coral da Catedral Basílica de Curitiba, Coral Itálico, Coral da Sociedade Dante Alighieri e Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade.

Fabio Bonazzoni

No sábado acontece a primeira das apresentações de Fabio Bonazzoni, um dos cravistas mais celebrados da atualidade. O músico italiano estará na Capela Santa Maria a partir das 18h30, acompanhado pela Orquestra de Câmara Curitiba. Com diplomas em órgão barroco e solista de cravo, Bonizzoni passou pelas orquestras Amsterdan Baroque, Le Concert des Nations e Europa Galante. Foi fundador do grupo vocal e instrumental La Risonanza e da “Associazione Hendel”, dedicada aos estudos da música de Hendel na Itália.
Representantes da Era Barroca da música italiana, Corelli, Vivaldi e Geminiani são os três nomes homenageados por Bonizzoni e Camerata Antiqua. São duas composições programadas de cada artista. De Corelli, o “Concerto fatto per La Notte di Natale, Op 6 nº 8” e “Concerto grosso em Re maior Op 6 nº 4”. As selecionadas de Vivaldi foram “Concerto in Si menor para 4 violinos, violoncelo e baixo contínuo (Estro Armonico segundo livro)” e “Concerto em Re maior para 4 violinos, violoncelo e baixo contínuo (Estro Armonico – primeiro livro)”. De Geminiani, “Concerto grosso La Follia” e “Concerto grosso Op 2  em Do menor”.
No domingo, acontece uma bicicletada cultural a partir das 9h. O passeio ciclístico é aberto a todas as idades, e convida os participantes a decorar suas bicicletas com temáticas italianas. As mais bem produzidas ganharão prêmios. O passeio acontece na Ciclofaixa da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. Às 10h, no Memorial de Curitiba, acontecem apresentações de danças tradicionais da Itália com grupos folclóricos locais. Às 18h30, Bonizzoni se apresenta de novo dom a Camerata Antiqua na Capela Santa Maria, encerrando a programação do evento. A apresentação do cravista italiano Fabio Bonizzoni conta com entrada a R$ 20. Os outros eventos do Mia Cara Curitiba têm entrada gratuita.

www.miacaracuritiba.com.br

Comentários