Pular para o conteúdo principal

Audiência Pública vai discutir tarifa zero no transporte público

Encontro discute ideias para fomentar a iniciativa, além de coletar assinaturas para expansão do projeto

Nesta sexta-feira (24), às 9 horas da manhã, a Câmara de Vereadores de Curitiba recebe a audiência pública que vai abordar o tema do transporte público de forma gratuita. O Fórum Nacional dos Transportes pretende discutir, nessa audiência, o Projeto Nacional de Iniciativa Popular sobre o Transporte Coletivo – TARIFA ZERO. A discussão do tema tem o apoio do vereador Chico do Uberaba em Curitiba.
Durante a audiência pública, serão apresentadas ideias para estabelecer mecanismos, fundamentados em leis vigentes, para assegurar o direito de todo cidadão em usufruir do transporte coletivo nas cidades, de forma gratuita. O Fórum Nacional dos Transportes elaborou uma cartilha, que explica quais impostos e contribuições já existentes e que são apenas repassados aos estados e municípios, sem a destinação adequada para atender as necessidades do transporte coletivo e demandas do Brasil. No dia da audiência, será estabelecido oficialmente o inicio da coleta de assinaturas no abaixo assinado, para o projeto em âmbito nacional.
Segundo o vereador Chico do Uberaba, o transporte público gratuito não é uma utopia ou algo sem noção. “Estamos propondo alternativas de aplicabilidade e remanejamento de impostos e contribuições já existentes, sem nenhum aumento de impostos ou coisas do gênero.  São obrigações do governo federal, estadual e do município, primar para que todo o cidadão tenha o direito de usar um transporte público de qualidade e gratuitamente, considerando que já paga muitos impostos cotidianamente”, afirma o vereador. Para Chico, a atual situação do transporte público é vergonhosa. “Temos que lutar por esses direitos, pois hoje o que vem acontecendo em Curitiba e região metropolitana, é uma triste vergonha: tarifas altíssimas, péssimas condições dos ônibus e terminais, agravando-se ainda mais com o fim da integração e da tarifa social. O conjunto dessas medidas encarecem ainda mais os gastos com o transporte dos usuários do transporte coletivo, mexendo no bolso do povo”, analisa Chico.

Serviço:       
Audiência Pública - Projeto de Iniciativa Popular sobre o Transporte Coletivo - TARIFA ZERO
Iniciativa do Fórum Nacional do Transporte e da Comissão de Direitos Humanos, Direitos a Cidadania e Segurança Pública da Câmara Municipal de Curitiba.
Sexta-feira, 24 de abril, ás 9h.
NoPlenário do anexo II da Câmara de Vereadores de Curitiba, Rua Visconde do Rio Branco, s/n - Centro

Comentários