Pular para o conteúdo principal

Galeria Teix expõe desenhos de Ricardo Humberto



Galeria Teix abre nesta quinta-feira (4), às 19h, a exposição ‘Uns Putos’, do ilustrador Ricardo Humberto. São diversos desenhos e colagens em técnica mista, às vezes se apropriando de imagens existentes outras com criações do artista. “Ele organiza e compõe a partir destes elementos, exteriorizando o que seria a visão muito particular do mundo à sua volta”, diz o curador da mostra, Marco Teixeira.

Ricardo Humberto é dono de uma imensa folha corrida. Tem trabalhos publicados em diversos veículos, entre os quais a revista Gráfica e o jornal literário Rascunho, além de ter sido o responsável pelo departamento de imagens da Gazeta do Povo de 1996 a 2009. Atualmente ilustra, entre outras atividades, coluna mensal na Folha de São Paulo.

Desenhador compulsivo, não escolhe hora nem lugar para trazer à luz as imagens que povoam a imaginação dele. “Apesar de nunca antes ter se apresentado publicamente como artista, classificando-se sempre como ilustrador, basta apenas um olhar mais atento para a volumosa obra deste curitibano ímpar”, afirma Teixeira.

Com traços firmes e precisos e composições primorosas, Humberto mostra o resultado dos anos de exercícios e reflexões, através de obras inéditas criadas exclusivamente a partir da sua necessidade de expressão. Nesta exposição mostra a face que manteve oculta nestes anos, materializadas na forma de perturbadoras imagens, gritando para todos com a voz, que o artista, de outra forma, parece não ter.

De acordo com o curador, ele sempre seguiu na condição de artista outsider. “Mas agora solicita o quinhão de reconhecimento e certamente o trabalho maduro e provocativo não passará despercebido do público que até então não havia tomado conhecimento de sua existência”.

Esta exposição encerra o calendário de atividades de 2014 da Galeria Teix.

Ricardo Humberto - nasceu eu Curitiba em 1970. Ilustrador e artista gráfico, frequentou o curso superior de pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Participou de cursos de gravura, desenho, ilustração infantil, fotografia entre outros. Porém aprendeu mais trabalhando em agências de design, gráficas de subúrbio e principalmente vasculhando bibliotecas e sebos da região.

Trabalhou na Gazeta do Povo, entre 1996 e 2009, como ilustrador e editor de arte, sendo responsável pelo departamento de imagem do jornal – fotografia, ilustração, infografia e diagramação. Coordenou e colaborou em duas reformas gráficas no jornal, 2000 e 2008 e implementou novos processos de produção na redação.

Os trabalhos de Humberto foram publicados na revista Gráfica, prestigiada publicação de design editada pelo designer curitibano Miran. Ilustrou o jornal literário Rascunho, Cândido e outras publicações literárias.


Serviço
Uns Putos
Obras de Ricardo Humberto
Abertura dia 4 de dezembro às 19h
Período até 31 de janeiro de 2015
Entrada gratuita

Comentários