Sicredi lança livro para contar sua história


O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 2,8 milhões de associados, lança o livro "A Trajetória do Sicredi - uma história de cooperação", editado pela Quati Produções Editoriais. A publicação busca preservar a memória corporativa do Sistema e servir como fonte de consulta para associados, colaboradores e público em geral.

O resgate da história do Sicredi começou com o lançamento da coletânea "A Trajetória do Sicredi". Os nove fascículos e o documentário registraram a linha do tempo da instituição desde o surgimento das cooperativas de crédito no Brasil, em 1902, até 2010. O projeto foi reeditado no formato de livro bilíngue e acrescentou os acontecimentos mais importantes do Sicredi até 2012.

O livro é dividido em cinco capítulos e abrange a memória histórica, desde o surgimento das caixas rurais, a retomada das cooperativas de crédito e a sua expansão a partir das resoluções da Constituição de 1988. A consolidação do Sistema Sicredi com a organização corporativa e modelo de gestão, que é referência internacional por reunir 101 cooperativas sob uma mesma marca e padrão operacional, também é destaque. Além do trabalho de diferentes personagens que se dedicaram e se dedicam ao processo de formação e consolidação do Sicredi.

A "Trajetória do Sicredi" traz, ainda, momentos recentes que contribuíram para projetar a imagem nacional e internacional da instituição, como as parcerias estratégicas com o Rabobank, um dos maiores sistemas de crédito cooperativo do mundo e com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para financiamentos.

A trajetória trilhada pelo Sicredi é resultado de diferentes sonhos. Tudo o que se construiu, em mais de um século de história do cooperativismo de crédito brasileiro, foi conquistado graças à capacidade de canalizar os esforços em favor de um empreendimento coletivo. O ideal de construir um modelo alternativo de organização econômica conquistou mais de uma geração de seguidores, mostrando que os propósitos dos pioneiros podem ser aplicados em qualquer época.

Comentários