APAP abre exposição "Auspício de Primavera"

A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR realiza neste domingo, dia 31 de agosto, das 11h às 13h, na Sala Osmar Chromiec, a abertura da exposição “Auspício de Primavera” do artista plástico, Francisco Borges.

Francisco Borges é natural de Minas Gerais (1951), formado em engenharia .Entre 1987 e 1988 ao residir nos EUA aproveitou esse tempo para se aperfeiçoar frequentando cursos e visitando museus. Retornando ao Brasil, na cidade de Vitória-ES realizou mais de 20 exposições entre coletivas e individuais. Trabalhou com ilustração, ministrou cursos de aquarela e frequentou ateliers de artistas locais como Cleber Galveas, Wagner Veiga, Nilson Camizão e também o de Loio-Pérsio. Residiu e realizou atividades artísticas também em Ipatinga-MG, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Salvador, Recife, Belo Horizonte e atualmente em Curitiba.

Durante sua trajetória artística Francisco Borges realizou diversos cursos de curta duração: Desenho com Modelo Vivo, de Patrícia Elliott Schappler e Aquarela, com Elise Khol , no Nashua Center for the Art assim como as de Colagem e Assemblage com Aldrey Colby, no Massasshussets College of Art (Boston) e novamente Desenho, pintura e Escultura com Modelo Vivo, com Nancy Angel, no Rivier College de Nashua-NH. No Brasil, realizou cursos com Ronaldo do Rego Monteiro (Parque Lage), Nelson Leiner (FAAP) e de Selma Weismmann (Escola Guignard, de Belo Horizonte.

Seu trabalho recebe a influência de vários artistas dos quais Borges é grande admirador como Di Cavalcanti, Antonio Henrique Amaral, Klint e Frank Stela, Borges prossegue hoje com seu trabalho marcado pelo ponto (não o pontilhismo histórico) que o acompanha desde a fase das paisagens; paisagens estas que mais à frente se enriquecem com as atividades lúdicas de meninos com suas pipas e que gradativamente recebe delineantes linhas geométricas em discreta transformação para um processo contemporâneo. Linhas, pontos e manchas associados à explosão de cores montam o sincretismo do trabalho de Borges seja nos traçados da composição da pipa ou na síntese desses traçados a desaguar nas figuras, principalmente a feminina.

Pelos seus mais de 30 anos de carreira o artista está inserido em vários catálogos da Arte nacional tendo recebido premiações em vários dos eventos que participou. Para a exposição Borges apresentará sua recente produção. São 10 aquarelas, nos tamanhos 55 x 75 e 50 x 80cm e em de variados papéis como montval torchon 300g, Fabriano Watercolor 280g, Pittura 400g, aquarelle arches 640g e outros, trazendo, todas, motivos primaveris em aguadas multicoloridas. “Já me havia antes ocorrido homenagear a chegada da primavera e embora tenha, por outras vezes, abordado o tema com solitários quadros, só agora, por inusitado tento, coloquei o projeto cativo: cores de flores; aguadas; chuva e chão quadriculado; pendões; pincéis; floradas; ‘allegro’, augúrio de novas aquareladas…” Destaca Borges.

Serviço:

Exposição: “Auspício de Primavera”

Abertura: 31 de agosto, domingo, das 11h às 13h

Período de exposição: de 31 de agosto a 25 de setembro de 2014

Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR

Sala Osmar Chromiec

Horário de visitação: 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)

Endereço: Av. Jaime Reis, 107, Sala 07 e 11, São Francisco, Curitiba – PR, CEP – 80.510-100



Telefone: (41) 3232-0408

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

Comentários