Pular para o conteúdo principal

Descubra quais alimentos reduzem inflamações

Muito se fala atualmente sobre alimentação saudável e optar por esse estilo de vida garante muitos benefícios ao organismo. De acordo com a médica nutróloga Debora Froehner, da clínica Nutrocare, os sintomas de inflamações como na artrite reumatóide podem ser amenizados a partir de uma alimentação balanceada. “Quem apresenta artrite reumatóide tem redução de substâncias antioxidantes circulantes devido ao processo inflamatório da doença. Uma alimentação rica em nutrientes como vitamina E, vitamina C, betacaroteno, licopeno e selênio tende a melhorar a apresentação dos sintomas”, explica a médica.

A inflamação na artrite reumatóide danifica as articulações, gerando rigidez, fadiga e perda de peso. Desta forma a ingestão dos nutrientes certos é essencial no processo de redução dos problemas. “Um das mais importantes vitaminas é a D, que age no metabolismo ósseo, bom funcionamento do sistema imune, gera efeitos anti-inflamatórios e de autotolerância imunológica”, afirma Dra Debora.

Existem, também, gorduras do bem que são bastante úteis no tratamento da artrite reumatóide. O Ômega 3 - como os ácidos graxos polinsaturados EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexanóico) - possui efeitos anti-inflamatórios. “A suplementação de Ômega 3 nesses pacientes tem diminuído a necessidade do uso de remédios anti-inflamatórios, devido a ação na inibição de substâncias inflamatórias, como também na redução da dor”, finaliza a nutróloga.

Confira a lista de alimentos anti-inflamatórios:
• Chá verde;
• Cereja;
• Uva;
• Morango;
• Amora;
• Mirtilo;
• Cacau;
• Figo;
• Repolho roxo;
• Cebolinha;
• Alcaparras;
• Brócolis;
• Própolis.

Serviço:
Dra. Debora Froehner | www.nutrocare.com.br
Avenida Presidente Affonso Camargo, 1399 – Sala 711(41) 3087-7761 / 3087-7759

Comentários