Flautista indiano faz show em Curitiba

O Centro Cultural Indiano Himalaias traz para Curitiba, no dia 14 de outubro, o músico indiano Gurbachan Singh Sachdev, de 73 anos. Depois de passar por Porto Alegre (RS) e Mariscal (SC), o flautista se apresenta com sua flauta bansuri acompanhado dos músicos Júlio Falavigna na percussão e Thais Cocca nas cordas.
Sachdev nasceu no norte da Índia, em Punjab. Com 14 anos, começou a tocar flauta bansuri. Juntamente com Ravi Sahnkar, Sachdev foi um dos responsáveis por trazer a música clássica indiana para o Ocidente. A turnê no Brasil inclui ainda São Paulo e Rio de Janeiro. A apresentação em Curitiba será na terça-feira, dia 14, às 20h. Os ingressos já estão à venda no Himalaias.

Flauta Bansuri
Um dos instrumentos mais antigos existentes, o Bansuri é uma flauta baixo feita de bambu com sete aberturas. Bans significa bambu e Swar, nota musical. É um instrumento de sopro sem chaves, afinado cerca de uma oitava abaixo da flauta clássica européia e é mais ressonante e flexível em qualidade tonal. Não possui chaves para produzir sustenidos e bemóis. Os semitons e quartos de tom são produzidos através do controle preciso da abertura com os dedos. O Bansuri é capaz de infinitas nuances de tom, produzindo uma sedutora beleza vocal, inebriante aos ouvidos.

Serviço:
Sachdev Bansuri Tour 2008
Data: 14 de outubro, terça-feira
Horário: 20h
Valor: R$ 40,00
Local: Centro Cultural Indiano Himalaias
Alameda Júlia da Costa, 1643 – Bigorrilho
Mais informações: (41) 3022-7468 e pelo site www.himalaias.com.br

Comentários