Centro Europeu apóia a Avaliação Nacional de Vinhos

Depois de São Paulo e do Rio de Janeiro, agora será a vez de Curitiba participar simultaneamente da Avaliação Nacional de Vinhos (ANV), promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que neste ano chega a sua 16ª edição. O evento, que deverá reunir cerca de 800 apreciadores de vinhos, sendo 700 em Bento Gonçalves , seguirá os moldes das duas últimas edições. De forma simultânea, através de vídeo-conferência, os participantes terão a oportunidade de no dia 27 de setembro degustar 16 vinhos representativos da Safra 2008. Em Bento Gonçalves o evento acontece no Parque de Eventos e em Curitiba no Hotel Deville Rayon. O Centro Europeu é uma das instituições que apóiam a avaliação. “Este evento é muito importante para o segmento e como a capital paranaense na rota destas degustações, o que deve fomentar o mercado de vinhos na cidade”, comenta Tháys Ferrão, coordenadora do curso de Sommelier da escola.
Ao realizar este evento desde 1993, a ABE atua na promoção do vinho brasileiro. Ao adotar este formato, a entidade aposta na divulgação da boa imagem do vinho brasileiro para todo o Brasil. A Avaliação Nacional de Vinhos, que já reuniu cerca de 8 mil apreciadores da bebida, é reconhecida em todo o mundo. A consolidação do evento pode ser comprovada no rápido preenchimento das vagas pelos participantes. Nos últimos anos as inscrições se esgotam ainda na primeira semana. Os interessados precisam fazer inscrição antecipadamente, a partir do dia 25 de agosto.
As 318 amostras inscritas por 62 vinícolas de seis estados brasileiros começaram a ser degustadas dia 11 de agosto por um painel de degustadores formado por enólogos de todo o Brasil, indicados pela diretoria da ABE. Eles estarão avaliando as amostras até o dia 29 de agosto no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. As degustações seguem as normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e União Internacional dos Enólogos (UIOE).
A XVI Avaliação Nacional de Vinhos reúne vinhos nas categorias Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Rosé Fino Seco, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante, sendo que a maioria é de vinhos tintos, seguindo a tendência do mercado.
Mais informações sobre a avaliação, acesse o site www.enologia.org.br ou ligue para (54) 3452-6289.

Comentários