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Agosto Multimídia completa cinco anos



A Agosto Multimídia, de Curitiba, iniciou suas atividades em 2003, fundada por Rodrigo Borges Pinto (o Borjão, diretor de arte) e Renato Buiatti (o Mineiro, redator). A dupla de criação vinha de áreas distintas: Borjão é artista plástico, ilustrador (responsável pela reformulação do leão, da Matte Leão, entre outros trabalhos) e escultor e Mineiro, redator com passagens por produtoras de vídeo e agências de desenvolvimento para web.
No último ano a agência apresentou um crescimento de 70% e a meta para 2008 é superar esse percentual. Para isso a Agosto contratou uma consultoria empresarial e traçou novas metas e objetivos. Os profissionais da empresa acreditam que o bom momento atual está ligado diretamente ao entrosamento criativo, além de serem beneficiados pelo aumento dos investimentos das empresas em web e novos formatos de comunicação, como o marketing de guerrilha, especialidades nas quais a agência tem forte atuação. Atualmente a agência está investindo em equipamentos e novas tecnologias.
O nome da agência surgiu da necessidade de não cair no “lugar comum” entre as agências – usar as iniciais dos nomes dos sócios. Também foi escolhido porque remete à uma expressão popular: ao gosto do freguês. E é exatamente essa a premissa que norteia todos os trabalhos criados pela agência: a aproximação com as pessoas, com a linguagem das ruas, das salas de reuniões, dos bate-papos, enfim. E foi pensando nisso que a agência criou sua assinatura: “todas as línguas da comunicação”.
Flexibilidade e versatilidade são alguns dos adjetivos que caem como luva para a empresa que desenvolve trabalhos que vão desde identidade visual e comunicação corporativa a projetos de advertainment e ações de marketing de guerrilha – iniciativas que fogem do formato tradicional das campanhas de comunicação.
A primeira vez que a agência criou uma ação de guerrilha foi em 2005, para uma campanha que mesclava ações de marketing promocional, marketing de guerrilha e web. A campanha foi criada para uma marca de produtos esportivos que estava lançando um novo esporte no Brasil. O alvo do cliente era o público jovem (entre 11 e 17 anos).
Os profissionais da agência fizeram um mapeamento dos 20 principais colégios da cidade e desafiaram os alunos a participarem do jogo. Junto disso, uma ação de guerrilha foi criada e contou com o grupo de artistas plásticos Overall, que desenvolveu trabalhos usando técnicas de grafitagem e imagens produzidas em stencil.
Para a ação promocional, além do desafio aos alunos, a agência contratou equipes para uma panfletagem consciente: os alunos eram abordados por promotoras que distribuíam os flyers da campanha e os pais eram abordados em seus carros com saquinhos personalizados de lixo-car.
A campanha ainda teve o reforço da internet com blog, site da marca e vídeos desenvolvidos exclusivamente para o you tube. Um dos pontos altos da campanha foi a ação realizada no Kyocera Arena, durante o intervalo de um jogo válido pelo Campeonato brasileiro, o que rendeu mídia espontânea na imprensa local.
Só com a mídia espontânea alcançada pela ação no Kyocera Arena, a campanha “se pagou”. Para se ter uma idéia do impacto causado com a campanha de lançamento do produto, em 2006, 80% dos times da série A do Campeonato Brasileiro de Futebol já haviam feito contratos de distribuição ou licenciamento do produto com a marca do time.
No ano passado a agência criou uma ação de guerrilha em comemoração aos quatro anos de estrada. Nela, uma série de teasers, em formatos que variavam entre passagens de avião, passaportes e mapas, era enviado para diretores de marketing convidando-os a uma mudança. No último dia da ação, profissionais da agência vestidos de agentes de mudança entravam no departamento de marketing das empresas carregando caixas de mudanças repletas de objetos. Cada objeto representava uma tendência de comunicação. A ação gerou mídia espontânea nos principais veículos do estado e, de quebra, trouxe novos clientes para a empresa.
Outro case que merece destaque é a campanha de aniversário lançada em fevereiro desse ano para a Academia Carpe Diem, quando, em apenas 14 dias, os planos de renovação superaram em mais de 300% os índices dos meses anteriores.
As ações de responsabilidade social são uma constante na agência, que atualmente atende duas ONG’s. Para uma delas, a APAE Curitiba, a agência conseguiu reunir um grupo de profissionais que abraçou o projeto sem nenhum ônus para a entidade. A narração dos quatro comerciais de TV, produzidos pela Soft Cine e veiculados com o apoio do instituto RPC, foram feitos na produtora de áudio Speedball (Rio de Janeiro) e gravadas pelo ator Paulo Goulart. Ainda esse ano a agência assinará a campanha da segunda ONG que atende.
Em julho deste ano a Agosto Multimídia lançou a campanha para o show da Soulution Orchestra que resultaria em CD e DVD ao vivo. Para a campanha a agência “bateu forte” em ferramentas de web 2.0 - comunidades virtuais e sites como myspace, youtube, orkut e twitter - desenvolveu um hot site para a divulgação do projeto e ainda criou um blog onde agência, fãs e banda interagiam e trocavam informações do projeto.
Além disso, a campanha contou com mídia indoor (mídia de banheiro), outdoors e top sights, anúncios e cartazes, ações de marketing promocional, mobile marketing e divulgação maciça em emissoras de rádio da cidade. A expectativa de público foi superada em 20% e o Curitiba Master Hall, local onde o show foi realizado, ficou lotado.
A última campanha criada pela agência foi desenvolvida para a Chlorophylla, empresa de cosméticos com 20 anos de mercado e uma das maiores redes de franquias do segmento no Brasil. Para a campanha, veiculada no Norte e Nordeste do país, a agência trabalhou o tema futebol e a paixão que o esporte desperta no público masculino. Com o tema “Dia dos pais Chlorophylla. O presente para o seu camisa 10” a agência espera repetir o sucesso dos demais trabalhos.
Além dos projetos citados, a agência criou peças de comunicação para Hospital VITA, Spei, revista Capital Gourmet, Central Press, 10 pastéis, Matte Leão, Arauco do Brasil e Kastrup. O site da agência é o www.agostomultimidia.com.br.


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