Cursos da área criativa promovem evento envolvendo comunidade e estudantes

 

O UniCuritiba realiza neste dia 5 de junho a Feira de Economia Criativa, uma iniciativa dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Comunicação. A proposta é promover o encontro entre empreendedores que souberam usar a criatividade como diferencial de seus negócios, seja como produto/serviço, ou na forma de sua concepção. Participam do evento cerca de 24 expositores e duas palestrantes, que mostrarão como se destacar em um mercado tão competitivo e diferenciado.

“A formação de nossos estudantes passa não só pela aquisição de conhecimento teórico e prático, mas também pelo contato com profissionais e empresas diferenciadas no mercado”, diz a coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Comunicação, Andinara Ceccatto.

As palestras abrem os dois períodos de realização do evento. De manhã, a arquiteta Maria Alice Crippa, sócia-fundadora da Crippa & Assis Arquitetura vai abordar o tema "Biofilia: a força da natureza na arquitetura", que é a integração de elementos naturais e simulações da própria natureza em espaços construídos com o objetivo de promover o bem-estar e a conexão com a vida. Já à noite, a palestra do evento fica por conta do Centro Brasil Design (CBD), com a fala da sua diretora técnica Ana Brum, com a palestra “A força do design e dos designers na Economia Criativa”. Ana, que é designer de formação, também vai divulgar o DFBW Award 2025, uma premiação que promove mudanças positivas no mundo. O CBD é um hub de projetos e programas que trazem impactos positivos nos negócios.

Os expositores confirmados são: Atelier Quebra-Cabeças, de Gislaine Mazzetto, com peças de madeira de demolição e mosaicos; os artistas visuais Lia Strator, Silmara Slobodzian e Marcelo Amato; Cabanas e Mimos de Pano; Acervo de Economia Criativa do UniCuritiba; Brechó das Pretas; Cena Hum – curso de artes cênicas e dublagem; FabLab, laboratório de prototipagem da Prefeitura de Curitiba; Grafbox Gráfica Digital; JM Arte em Crochê; Jornal Plural; Mercado das Pulgas de Curitiba (Antiquário, brechó, museu); MaBu (semi-jóias artesanais); José Aguiar, quadrinista e ilustrador; Rafael Ramos Trindade Design (canecas e camisetas); Rebeldia Tatoo; Sebo do Joaquim (Livraria de usados); Studio e Produtora Capto, Peppers Locadora de Equipamento de Audiovisual e Cívia Lab; Teart (Sou Curitiba); Utopia (Chocolates Artesanais), Alanis Beauty (semijoias) e Velas.com.

Vale registrar a participação ativa de egressos do UniCuritiba que voltam à faculdade na qualidade de profissionais de destaque em suas áreas: os expositores Marcelo Amato (artista visual) e Felipe Vaini (Grafbox) e a palestrante Maria Alice Crippa. O evento também conta com um acadêmico de design, Rafael Trindade, que já empreende com uma empresa própria, no ramo da economia criativa.

O evento tem entrada franca e está sendo organizado e promovido pela Agência Experimental de Comunicação do UniCuritiba – a NAVE, movimentando mais uma competência necessária para o mercado de trabalho, com o apoio dos professores Cezar Galhardt e Liliana Nagakogue. “Os estudantes de comunicação estão organizando o evento em si, desde o seu formato, considerando a busca de expositores com relevância e a divulgação”, comenta a professora responsável pela NAVE, Gisele Romanel.

A Economia Criativa é um setor que tem como força principal a criatividade, a inovação e a cultura. O segmento gera valor econômico a partir do conhecimento, da criatividade, da cultura e do capital intelectual. A Economia Criativa transforma ideias em produtos e serviços, com impactos que vão além do lucro.

Serviço:
Feira de Economia Criativa do UniCuritiba
Data: 5 de junho (quinta-feira)
Horário: das 9h às 12h e das 19h às 21h30
Local: UniCuritiba – Bloco E - Rua Chile, 1678
Informações: naveagenciaexp@gmail.com ou instagram @nave.exp via DM.
Entrada franca

Comentários