Empresas que fazem a diferença no âmbito ESG

 


Em um cenário corporativo cada vez mais voltado para a responsabilidade socioambiental e governança, a Interprint se posiciona como referência em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). A empresa, que integra o grupo japonês Toppan, é associada à Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR) e reforça o compromisso com a sustentabilidade sem abrir mão da inovação e da geração de resultados consistentes.

Instalada em São José dos Pinhais (PR), a Interprint é uma das principais gráficas de decoração do mundo e tem desenvolvido ações concretas que englobam a reutilização da água, gestão de resíduos e diversidade, além de inclusão e bem-estar no ambiente de trabalho, mostrando que é possível equilibrar impacto positivo e rentabilidade.

“Nós já implementamos ações de reutilização de água, mas, nesse ano, temos um novo projeto em andamento, já com orçamento aprovado. A meta é reaproveitar 90% da água consumida, utilizando um sistema de filtragem mais apurado e devolvendo ao ciclo produtivo. Ainda não será água potável, mas já utilizável internamente. A ideia é fechar o ciclo e evitar ao máximo o descarte no rio”, pontua Lourdes Manzanares, managing director da Interprint do Brasil.

Os resíduos de impregnação e impressão, como papel e líquidos residuais, passaram, há dois anos, por uma reformulação no processo de destinação. Hoje, cerca de 100 toneladas/mês têm destino sustentável. O que pode ser reciclado vai para parceiros e o restante vai para co-processamento em fornos de cimenteiras, onde é transformado em blend combustível. É um processo certificado e ambientalmente seguro.

“Com muito empenho, atingimos um índice de 98% de desvio de resíduos de aterros, o que nos permite ser considerados como ‘aterro zero’ (a lei permite até 10% para isso). Temos muito orgulho do que conquistamos nessa área. Mesmo sendo mais caro (R$ 400/tonelada, contra R$ 160 do aterro), optamos pela destinação correta como compromisso com a sustentabilidade”, afirma a Managing Director.

Paralelamente, a Interprint tem ações anuais com os funcionários como palestras, treinamentos e campanhas internas que abordam temas como o Dia Mundial da Água, preservação da natureza, uso consciente da água, Maio Amarelo e até mesmo cuidados com a saúde e exercícios físicos. A empresa promove diálogos para que as boas práticas ambientais se estendam também às casas dos colaboradores. “Sustentabilidade é um trabalho contínuo. Não tem começo, meio e fim. Tem começo, meio e responsabilidade diária”, pontua Lourdes.

A diretora ressalta a parceria da Interprint com a AHK-PR. “Participamos de ações como o plantio de árvores frutíferas no terreno da empresa e no projeto do pomar em parceria com a AHK Paraná”.

A Interprint também está desenvolvendo um projeto para aproveitamento da energia solar, com perspectiva de implantação no médio prazo. Essa ação faz parte do movimento de retomada e fortalecimento das ações ESG dentro do grupo, com apoio das plantas satélites e diretrizes da matriz.

Comentários