
Para quem gosta de ficar por dentro das inovações que vão além das redes, o Congresso Mundial de Medicina Estética (IMCAS 2025), realizado em Paris, trouxe tendências que prometem transformar o cuidado com a pele. Com a participação de mais de 18 mil profissionais, o evento contou com a presença da Dra. Vivian Simões Pires, dermatologista e cofundadora da Clínica Dominique, que fica em Porto Alegre (RS), e RV BEAUTÉ em São Paulo, e ela que compartilhou os principais destaques que viu durante os dias de congresso:
Toxina botulínica de longa duração: imagine não precisar reaplicar toxina botulínica por até nove meses, mantendo um efeito natural. Parece um sonho, não é verdade? Essa inovação, prevista para chegar ao Brasil em 2026, promete revolucionar os tratamentos estéticos. “A técnica oferece mais praticidade para quem busca resultados consistentes sem perder a naturalidade,” comenta a dermatologista.
Peeling com downtime zero com efeito glow: sabe aquele tratamento que você faz e já sai pronta para enfrentar o dia? Esse peeling oferece um tempo de recuperação praticamente inexistente e deixa a pele com um efeito glow instantâneo.
Exossomas: uma das grandes novidades tecnológicas foi o uso de exossomas produzidos a partir do próprio sangue do paciente. Devido a sua alta capacidade regenerativa e anti-inflamatória, eles são utilizados para tratar diversas condições de pele, promovendo uma regeneração celular, reduzindo a inflamação e melhorando a aparência geral da pele. “Eles são altamente eficazes tanto para o crescimento capilar quanto para o rejuvenescimento facial,” afirma Dra. Vivian, que participou da primeira turma de treinamento dessa tecnologia no Brasil.
Tecnologias com inteligência artificial e realidade aumentada: a inteligência artificial também chegou ao mundo da estética. Ferramentas com IA e realidade aumentada estão sendo desenvolvidas para personalizar ainda mais os tratamentos e oferecer diagnósticos precisos.
Foco total na qualidade da pele: no IMCAS 2025, uma tendência clara foi priorizar a saúde da pele com tratamentos voltados para hidratação e firmeza. “Falou-se muito sobre como aliar uma rotina de skincare completa a procedimentos tecnológicos para resultados ainda melhores,” destaca a especialista.
Produtos derivados de células-tronco: com forte potencial regenerador, os produtos à base de células-tronco humanas e botânicas foram outra aposta. “Eles são potentes no combate a processos inflamatórios e oxidativos, trazendo uma pele mais jovem e revitalizada,” explica.
Aura 3D Imagem e a revolução no diagnóstico dermatológico: “Uma das inovações mais impressionantes foi a tecnologia Aura 3D Imagem,” revela a médica da Clínica Dominique. Com apenas uma foto, ela gera uma réplica digital exata do rosto, incluindo o pescoço, e oferece análises detalhadas sobre a condição da pele, mudanças de volume e sugestões de tratamento. “Estamos muito felizes por sermos a primeira clínica a trazer essa tecnologia para o Brasil”, acrescentou Vivian.
O Congresso IMCAS 2025, que aconteceu entre os dias 30 de janeiro a 01 de fevereiro, nos mostrou que o futuro da dermatologia é sobre encontrar o equilíbrio perfeito entre tecnologia e naturalidade. O que antes era tendência, agora é realidade: procedimentos mais eficazes, sem exageros, respeitando a beleza natural de cada pessoa. “A dermatologia está cada vez mais voltada para soluções que realçam o que já temos de melhor, de maneira sutil e eficiente, sem perder a essência”, finaliza a cofundadora da Clínica Dominique.
Sobre Vivian Simões Pires
Dra Vivian Simões Pires, é especialista em Dermatologia pelo Ministério da Educação (MEC), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Regional de Medicina do RS. Foi laureada pela UFRGS, onde cursou a graduação e o mestrado. Entre as suas especialidades estão tanto a dermatologia estética quanto os injetáveis, harmonização facial e lasers. Ao lado do cirurgião plástico, Felipe Simões Pires, Vivian está à frente da Clínica Dominique, localizada em Porto Alegre. Em São Paulo, Vivian está à frente da RV BEAUTÉ ao lado da médica dermatologista Ritha Capelato.
Comentários