Estudante do UniCuritiba mostra o papel social do designer gráfico


O design é um mercado promissor no Brasil. Até 2025, o setor deve crescer 8% ao ano e chegar à casa dos R$ 22,5 bilhões em faturamento, aponta um levantamento da consultoria de negócios KPMG.

Se o setor cresce em ritmo acelerado, as oportunidades de trabalho na área aumentam. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a demanda por designers gráficos e a procura por cursos de formação subiu 40% no Brasil em 2023.

As empresas que apostam nesses profissionais também saem ganhando. Uma pesquisa da WeDoLogos mostra que as marcas com investimentos consistentes em design viram seu faturamento saltar 89%.

Estudante do curso de Publicidade e Propaganda do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país -, Gustavo Vitor de Andrade Rosa já se destaca nesse mercado.

Aos 20 anos e frequentando o terceiro período da graduação, ele foi um dos dez finalistas brasileiros no Certiport’s Adobe Certifield Professional World Championship, o campeonato mundial de criatividade com tecnologias Adobe no Illustrator ou Photoshop.

Com o suporte de professores do UniCuritiba, Gustavo submeteu ao concurso um post para Instagram, em formato de carrossel, desenvolvido para a ONG Grupo Vida Brasil – uma instituição de assistência aos idosos. A conquista encheu o estudante de orgulho, principalmente porque o projeto contribui para o fim do etarismo.

Além disso, a competição mostrou o papel do designer gráfico como um aliado das causas sociais. E Gustavo é a prova isso. “Com o nosso talento podemos chamar a atenção da sociedade para uma causa, sensibilizar e despertar a empatia. Foi isso o que o fiz para apresentar na competição.”

Para o futuro, ele tem um olhar crítico sobre a profissão. “Para se destacar na área do design gráfico é necessário que os profissionais se especializem e se diferenciem. Muita gente transita em águas rasas no design, mas quem realmente estuda e se dedica a projetos maiores tem muito espaço. Esse é um oceano cheio de possibilidades.”

Criatividade a serviço da comunicação

A demanda por serviços de design gráfico é impulsionada, no Brasil, por fatores como a ascensão do comércio eletrônico, aumento da importância da comunicação visual e necessidade crescente de profissionais em áreas como animação, motion graphics, realidade aumentada e realidade virtual.

Gustavo começou cedo a se envolver em projetos de comunicação visual. “Sempre tive interesse por trabalhos em mídias sociais e, no ensino médio, quando comecei a editar meus primeiros vídeos, tive a certeza de que o design gráfico é a área que eu quero seguir.”

Da criação de logotipos e embalagens ao desenvolvimento de materiais de marketing e interfaces de websites, o mercado é vasto para um designer gráfico criativo e inovador – seja para o trabalho em empresas públicas, privadas, agências de publicidade ou organizações do terceiro setor. “De alguma forma, o designer gráfico é capaz de causar impactos positivos na sociedade”, finaliza Gustavo.

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