Colégio Positivo recicla mais de 68 toneladas de material didático

 

Livros, cadernos, blocos de anotação, revistas, apostilas e outros materiais de papel que acompanharam a rotina escolar de milhares de estudantes ao longo do ano agora têm um destino adequado: o Programa de Logística Reversa de Livro Didático. Realizado pelo Colégio Positivo desde 2018, esse projeto tem como objetivo reintegrar o material didático ao ciclo produtivo. A ação proporciona à comunidade a oportunidade de descartar de maneira correta e sustentável os materiais didáticos sem uso, transformando-os em novos produtos e contribuindo para iniciativas socioambientais.

Desde a primeira edição, o programa já arrecadou mais de 68 toneladas de materiais, sendo aproximadamente 26 toneladas somente em 2023. Essa quantidade equivale a cerca de 90 mil livros. A campanha é permanente - com o período de maior coleta entre novembro e março - e conta com caixas coletoras em todas as unidades do Colégio Positivo em Curitiba: Água Verde, Ângelo Sampaio, Boa Vista, Hauer, Jardim Ambiental, Júnior e Positivo International School. Além disso, a ação estende-se a outras unidades da rede Positivo nas cidades de Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina.

Segundo Anna Caroline de Souza, responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) dos colégios do Grupo Positivo, ao envolver a comunidade no projeto, é possível demonstrar na prática a importância da valorização ambiental. “Com isso, formamos cidadãos conscientes, capazes de reconhecer boas ações socioambientais e compreender o valor de ajudar o próximo”, avalia.

O material arrecadado é vendido para empresas de reciclagem, e toda a receita obtida é destinada aos projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores, em comunidades locais por eles escolhidas. O Instituto Positivo é responsável por gerenciar o valor obtido, além de orientar e acompanhar o andamento dos projetos. A campanha já beneficiou o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Cazetta, no Uberaba, com melhorias em suas instalações. Este ano, o valor arrecadado será utilizado em um projeto de benfeitoria em Ponta Grossa (PR), ainda em desenvolvimento.

A ideia surgiu a partir de uma aluna, que na época tinha 9 anos. Ela questionou a destinação dos materiais didáticos, e a busca pela solução mais sustentável deu origem ao Programa de Logística Reversa de Livro Didático do Colégio Positivo. “Esta iniciativa inovadora e sustentável promove a educação ambiental, responsabilidade e transformação social. Por meio da reciclagem de materiais didáticos, o projeto beneficia o meio ambiente, as comunidades locais e contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais sustentável”, finaliza Anna.


Comentários