Crianças desvendam mistério em Curitiba


A noite desapareceu. E só quem pode salvá-la são as crianças, acompanhadas de seus familiares. O enredo, que parece saído de um livro infantil, é, na verdade, parte de uma atividade que acontece neste sábado, 30 de julho, na UP Experience, em Curitiba. Idealizado pela Fora do Quadrado, criação da pedagoga e doutora em Educação, Camile Gonçalves Hesketh Cardoso, a rota de aprendizagem é uma experiência multissensorial e lúdica que tem a literatura como eixo condutor.
Unindo contação de história, arte, cultura e diversão, as “INVENTURAS” - combinação de invenção com aventuras - prometem ser um programa diferente para crianças e famílias no fim de semana. Para Camile, trata-se de um momento único. “A partir de uma história desafiadora, envolvemos os participantes na narrativa e, por meio de diferentes desafios, incentivamos o uso da imaginação e da criatividade, criando memórias afetivas inesquecíveis”, relata.

A experiência começa com uma história curiosa, no fim da tarde, em um espaço contemplativo, chamado Templo da Paz, dentro do lago da Universidade Positivo (UP). Depois de ouvirem a narrativa, as crianças recebem emprestado um kit Inventureiro - com mochila, lupa, lanterna e binóculo, e precisam explorar o entorno da Biblioteca Central da UP, à procura de pistas que ajudem a resolver o mistério do sumiço da noite.

Conforme percorrem a rota misteriosa, as crianças se deparam com obras literárias que falam sobre a temática noturna e recebem novos desafios. Uma das etapas é a apresentação da obra “Noite Estrelada", de Vincent Van Gogh. A seguir, as crianças são convidadas a pintar sua própria obra, observando a natureza noturna. Para acompanhar, faz parte da programação a degustação do “chá de sumiço”, com bolachinhas estreladas. O diretor da UP Experience, Eduardo Faria, conta que esse tipo de experiência é uma das novidades de 2022. “Queremos, cada vez mais, trazer a comunidade para dentro dos nossos espaços. Isso vale para os adultos, é claro, mas também para as crianças. A UP Experience é um espaço de convívio para todos os curitibanos”, ressalta.

Como lembrança das experiências vivenciadas, as crianças recebem estrelas que brilham no escuro para colar na parede ou no teto do seu quarto e, assim, terem também uma noite estrelada dentro de casa.

Serviço
Inventuras Noturnas: o mistério do sumiço da noite
Quando: 30 de julho de 2022, das 17h às 19h
Local: UP Experience - Universidade Positivo - Campus Ecoville | R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Ecoville
Investimento: Adultos e crianças, a partir de 2 anos. Menores de 2 anos não pagam.
R$ 60,00 (comprovantes enviados até dia 27/07)
R$ 70,00 (comprovantes enviados a partir do dia 28/07)
Inscrições pelo link: linktr.ee/foradoquadrado.com
Mais informações: www.instagram.com/foradoquadrado.inventuras ou pelo telefone: (41) 98828-2443

Comentários