Pular para o conteúdo principal

Tour na Lavoutique

Na foto, a sócia-proprietária da Lavoutique, Birgit Keller Marsili

A Lavoutique Lavanderia & Costura, promoveu dois encontros inéditos de imersão na tecnologia em higienização de roupas, calçados, tecidos finos, tapetes, cama mesa e banho, nos mais diversos processos de trato com cada peça. Os eventos aconteceram nos dias 23 e 30 de maio e contaram com a presença de alguns jornalistas especializados na área de tecnologia, colunistas e influenciadores de Curitiba.

A sócia-proprietária da Lavoutique, Birgit Keller Marsili, que conduziu as visitas guiadas, mostrou a estrutura da loja e explicou todos os processos do trato especial que as roupas ganham na lavanderia. Além disso, curiosidades e informações importantes sobre a tecnologia das máquinas e peculiaridades de cada tipo de tecido e forma de higienização, chamaram a atenção dos convidados. Ela explicou que a Lavoutique trabalha com três tipos de processos de higienização. Uma máquina que lava a seco, outra que usa água e o processo Wet Cleaning, que é um processo com ação mecânica menor e úmido para tecidos especiais que tem restrição da lavagem a seco e água.

“Roupas com adereços como botões de plástico, lantejoulas ou outro tipo de aplicação não podem entrar na máquina a seco porque podem derreter e danificar os tecidos. Mas também não podem ser lavados com água pelo tipo de tecido. Então nessa tecnologia Wet Cleaning, nós chegamos a esse meio termo e conseguimos finalizar a higienização sem danificar as roupas. Alguns modelos são literalmente desmontados e remontados pelas costureiras após o processo”, contou.

Sustentabilidade
Birgit ainda revelou durante os eventos, que a Lavoutique é a primeira lavanderia signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que segue todos os protocolos de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente. Segundo ela, todo material usado nas máquinas é utilizado de forma consciente e, aqueles que não podem ser reaproveitados são devidamente descartados de forma correta. “Nós somos a única lavanderia que faz parte do acordo global. Os cabides utilizados quando devolvidos pelos clientes são revertidos em descontos. Até mesmo o plástico usado para proteger os tecidos são descartados conforme as orientações do pacto, além disso todos os insumos usados para os diferentes processos de lavagens são biodegradáveis com o selo Ecolabel Europeu.”.

Chá da Gratidão
Para receber os convidados, a Lavoutique apresentou também o “Chá da Gratidão”, desenvolvido especialmente para os clientes da lavanderia. Composto por flor de camomila, maçã glaceada e hortelã peperita, o chá espantou o friozinho que fez na capital paranaense.

A colunista e artista plástica, Katia Velo, comentou sobre a experiência de fazer uma visita guiada na Lavoutique. “Nos últimos dois anos, devido a uma necessidade imposta pela Covid 19, falamos muito sobre retorno ao lar e limpeza. Mas, para mim, lar e limpeza remetem-me a carinho e bem-estar. Por isso, fiquei impressionada com a metodologia e tecnologia com que as roupas são tratadas na Lavoutique. É de fato um investimento, sem contar a facilidade do serviço delivery. Imagine entregar as roupas sujas e recebê-las limpinhas e passadas. Quem não ama! E, ainda, tomar um delicioso Chá da Gratidão. Adorei ter participado deste encontro com os amigos”, disse Katia.

A diretora do portal Curitiba em Destaque, Tatiana Nasser, comentou sobre a visita. “Impressionante a tecnologia aliada à preservação do meio ambiente que a Lavoutique utiliza no processo inovador de higienização de roupas”.

O colunista João Nunes também esteve num dos eventos e se surpreendeu com a tecnologia e a importância de cuidarmos das roupas para que tenham uma maior durabilidade. Principalmente aquelas peças que mais gostamos e queremos preservá-las.

"Conhecer a Lavoutique foi uma verdadeira oportunidade para entender como todo o processo é executado. Por todo o seu diferencial, cuidado e tratamento dado a cada peça de roupa. Seja do vestuário ou da casa. "Recomendo e assino em baixo".

Comentários