Ceia de Natal: é possível impressionar sem sair da dieta

Chegou a melhor época do ano, e, ao mesmo tempo, a mais desafiadora quando o assunto é a guerra contra a balança. Só de pensar na ceia das festas de final de ano, quem está de dieta já começa a imaginar um ataque de gorduras e açúcares. Mas as reuniões familiares não precisam ser recheadas de calorias para serem agradáveis.

De acordo com a nutricionista Thais de Brito, do Spa Estância do Lago, normalmente as pessoas comem com os olhos - ou seja, a apresentação do prato é, muitas vezes, tão importante quanto o sabor. Assim, é possível deixar pratos leves e saudáveis bem atrativos, caprichando na apresentação. “A apresentação inicial de um prato bem elaborado faz toda a diferença na hora de comer, pois automaticamente o cérebro associa a informação de que estará gostoso. Dessa forma, a pessoa acaba comendo bem e de forma saudável”, explica a nutricionista.

Ainda de acordo com a especialista, o ideal é que as comidas saudáveis sejam selecionadas ainda durante a compra no supermercado. “Os cuidados para não cair em tentação devem ser tomados dentro do mercado, pois em casa temos um armário e uma geladeira para abrir, principalmente nos dias atuais, que muitas pessoas estão em home office, tudo está à disposição do alcance das mãos. Essa atenção para não deixar entrar besteira em casa é primordial”.

Para provar que é possível ter uma ceia linda, saborosa e saudável, a nutricionista sugere uma sobremesa que combina com as festas de final de ano:


Morango dos Deuses

Ingredientes
1 vidro leite coco (250 ml)
1 copo iogurte natural desnatado
100 ml leite desnatado
2 colheres (de sopa) de chia
2 xícaras de morangos picados
Adoçante a gosto (sucralose ou stevia)
Pudim chocolate diet, preparar conforme embalagem com leite desnatado.
Amora ou morango para decorar

Modo de preparo
Misturar o leite, o leite de coco, iogurte e chia, mexer até hidratar (aproximadamente 1 hora, mexer esporádico para que fique uniforme) até ficar com aspecto de pudim, adicione adoçante a gosto e, se necessário, deixe gelar por 1 hora. Com ela pronta, preencher metade da taça, depois uma camada de morangos. Na sequência, cobrir com pudim (como se fosse um ganache), decorar com amora ou morango e servir gelado.

Comentários