Pular para o conteúdo principal

ODS&ARTE será exibida nos Estados Unidos

Sabine Feres, vice-presidente da APAP/PR e curadora da exposição (Divulgação)
Sabine Feres, vice-presidente da APAP/PR e curadora da exposição
(Divulgação) 


O projeto inédito ODS&ARTE apresenta uma exposição com a participação de 17 artistas paranaenses reunidos com o objetivo de transformaram cada um dos objetivos, os ODS, dentro da sua linguagem artística, em uma imagem com dimensões 90x90x4cm e chassi de pinus, pintadas com tinta acrílica a base d’água atóxica para priorizar a sustentabilidade.

As cores utilizadas pelos artistas são as mesmas dos ODS oficiais, definidos para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

A exposição visa incentivar e fomentar a arte, além de buscar transformar as ações da humanidade para um mundo melhor, “Temos o dever e a obrigação de deixar um verdadeiro legado para as futuras gerações”, enfatiza Sabine Feres, vice-presidente da APAP/PR e curadora da exposição.

Depois do sucesso do lançamento da exposição ODS&Arte realizada dia 03 de outubro no Museu Oscar Niemeyer as obras seguem para o Banco Mundial em Washington (USA). A exposição acontece até 09 de novembro, depois seguirá para outras cidades paranaenses e continuará itinerando pelo mundo até 2030.

O projeto e a agenda podem ser conferidos em http://www.odsarte.pr.gov.br que apresenta versões em espanhol e inglês, além dos currículos dos artistas, depoimentos, entre outras importantes informações. O idealizador e coordenador do projeto Nemécio Müller e a curadora Sabine Feres acompanham as obras e apresentam o projeto pela primeira vez em solo estrangeiro, "uma linguagem que ultrapassa territórios, que nos absorve em dezessete leituras traduzidas pela Arte Contemporânea, de forma a estimular e transpor a passagem das divisas globais" destaca Nemécio.

Os artistas participantes são associados à Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná uma das primeiras e únicas entidades do gênero no Brasil. Neste ano a APAP/PR comemora 35 anos. O conceito foi baseado em proposta que leva em conta originalidade, criatividade e respeito ao meio ambiente. “Somos resultado de um processo social, cultural, histórico e artístico, portanto, para que ocorram mudanças culturais no âmago das políticas de desenvolvimento sustentável e de cidadania, precisamos garantir uma ampliação das visões, possibilitar novos caminhos ao ser humano e evitar as consequências dos impactos globais”, acentua Sabine.

Os ODS são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho descente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação.

Participam da exposição Alfi Vivern, Francisco Borges Laranjal, Rettamozo, Marisa Vidigal, Katia Velo, Elisiane Correa Wenger, Estela Sandrini, Meg Gerhardt, Marcello Romeiro, Claudia Lara, Vidal, Leopoldino De Abreu, Denise Abujamra, José Humberto Boguszewski, Sandra Hiromoto, Osmar Carboni e Suzana Lobo.

Serviço:
Exposição ODS&Arte (Washington/USA)
Local: Banco Mundial
Endereço: 1818, H St NW, Washington, DC, 20433, EUA
Até 9 de novembro
Mais informações: http://www.odsarte.pr.gov.br

Ficha técnica
Coordenação Geral: Nemécio Muller
Curadoria: Sabine Feres
Coordenador artístico: Osmar Carboni
Produção de Arte: Luiz Gustavo Dalazen
Projeto Gráfico: Rafael Caneparo
Web Designer: Jonathas Mikosz de Moura
Fotografia: Walter Martins
Projeto da Logomarca: Sandra Hiromoto
Tradução dos textos: Oscar Mistage Henríquez
Parceiros: governo do Paraná, APAP/PR, CELEPAR, Museu Oscar Nieneyer – MON, BRDE, Viccenza, Le Papier, Molduras Festina, Imperial Tecidos

Comentários