Homens também precisam tomar a vacina contra HPV


O HPV (papiloma virus humano) é muito comum, e atinge a maioria das pessoas sexualmente ativas em algum momento de suas vidas. Dos mais de 100 tipos existentes do vírus, 40 tipos podem ser transmitidos por contato sexual, infectando, além das áreas genitais, a boca e a garganta.

Ao contrário do que muita gente pensa, os homens também são vítimas do HPV, e não só podem como devem ser vacinados. Como o vírus não causa sintomas, a maioria dos homens pode tê-lo e transmitir sem perceber. Além disso, os homens também são vítimas de cânceres causados pelo HPV e, portanto, a vacina é a opção segura e eficaz para proteger homens e meninos contra os tipos de vírus que mais frequentemente causam verrugas e câncer.

"A vacina não tem contraindicação e nem efeitos colaterais", frisa a Gerente do Cevacine – Centro de Vacinação Ana Regina Chrusciel acrescentando que a vacina é denominada quadrivalente porque protege contra quatro tipos do HPV. "Ela é muito segura, pois traz o vírus inativo ", explica.

Em mais de 80% dos casos já foi comprovada a relação entre o HPV com o câncer anal. Em homens que tomaram a vacina, as verrugas genitais são reduzidas em 90%, e em 75% as lesões precursoras de câncer anal.

Para se vacinar no Cevacine, converse com o seu médico, a fim de detectar se há ou não infecção pelo vírus HPV. O esquema de vacinação recomendado pelo laboratório é composto por três doses, sendo a segunda administrada dois meses após a primeira, e a terceira quatro meses após a segunda. Com este esquema completo, o homem estará imunizado.

Comentários