Viver sem violência

"Carta de Curitiba" é apresentada na 1ª Jornada Nacional da Mulher Viver Sem Violência.

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Curitiba apresenta, na 1ª Jornada Nacional Mulher Viver Sem Violência, a "Carta de Curitiba" para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O documento será apresentado pela secretária municipal da Mulher e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Curitiba, Roseli Isidoro, na noite de abertura do evento, dia 23 de novembro, às 19h45, no Estação Convention Center.
A Carta aborda a violência como algo que se revela por meio da cultura patriarcal na vida das mulheres e que acaba tendo como consequência menos poder, menos direitos, menos participação social, além da exclusão das políticas públicas e dos espaços políticos. O documento também mostra as diversas formas de violência, doméstica e familiar, bem como aquelas praticadas em diferentes espaços da sociedade. Além disso, apresenta as reivindicações e propostas elaboradas pela secretaria.
Promovida pela Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná e Prefeitura de Curitiba, a 1ª Jornada Nacional Mulher Viver Sem Violência acontece nos dias 23, 24 e 25 de novembro. A abertura do evento acontece às 19h, com apresentação cultural de quinteto de violinos e o hino nacional. A cerimônia conta ainda com palestra da bioquímica e farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo da luta contra a violência sofrida pelas mulheres no Brasil.
O evento integra o calendário da mobilização mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. No mundo inteiro, as atividades de sensibilização e de conscientização a respeito do tema acontecem do dia 25 de novembro, que é o Dia Internacional da Não-Violência às Mulheres, até o dia 10 de dezembro, data-símbolo da luta em favor dos Direitos Humanos. No Brasil, devido à dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, os "dias de ativismo" se iniciam em 20 de novembro, que é o Dia Nacional da Consciência Negra. Mais informações no site http://www.up.edu.br/i-jornada-nacional-mulher-viver-sem-violencia.

Serviço:
Apresentação do documento "Carta de Curitiba" para o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Data: 23/11/2015, às 19h45
Local: Estação Convention Center - Av. Sete de Setembro, 2775
Informações: http://www.up.edu.br/i-jornada-nacional-mulher-viver-sem-violencia

Comentários