Restaurante Durski reabre em Curitiba

Novos pratos, cozinha e adega são as novidades da casa famosa por servir pratos da alta gastronomia e da cozinha ucraniana.

Depois de passar por uma ampla reforma, o Restaurante Durski, do chef e empresário Junior Durski, abre as portas novamente dia 21, quarta-feira, no mesmo endereço, na Rua Jaime Reis 254, no centro histórico de Curitiba.
O novo cardápio trará o melhor da alta gastronomia internacional e ucraniana, com destaque para a culinária eslava, além das sobremesas especiais da chef pâtissier Laysa Durski. A casa vai abrir de quarta-feira a domingo e servirá um banquete eslavo.
Servido para toda a mesa, o banquete eslavo traz Salada Russa, Galantyna de Leitão, Platzki (mini panquecas de batatas), Sopa Borstch (sopa de beterraba), Pierogi, Frango Kiev, Holopti (charutinhos de repolho com costelinha defumada), Leitão assado no forno e, de sobremesa, o Kutiá (trigo sarraceno cozido com frutas secas e mel).
O tradicional cardápio do Durski tem entradas, sopas, saladas, massas, risotos, pescados e carnes. Os destaques são o Foies Gras de Canard com maçãs com molho de baunilha de entrada e o Pierogi com molho de carne e linguiça defumada. Entre as opções de massas há o Taghiarini com camarões e rúcula, o Risoto de Açafrão com Ossobuco alla Milanese, Camarões à Provance ou o Tournedo Rossini com legumes assados como pratos principais. Além disso, dois grandes destaques vão para as sobremesas: Mil Folhas de Baunilha com frutas vermelhas, Morango a Romanoff.
Para preparar os pratos com perfeição e cuidado aos mínimos detalhes, a cozinha foi toda reformada e recebeu o que existe de mais inovador e moderno do mundo da gastronomia em equipamentos. Com esta mesma intenção, o restaurante tem agora em sua equipe o sommelier italiano Enrico Didier, com mais de 15 anos de experiência internacional no ramo.

Foto: Gerson Lima
Carta de Vinhos
A adega do Restaurante Durski, considerada a melhor do Brasil pelos principais veículos e prêmios especializados do país, também foi ampliada: a carta de vinhos tem atualmente cerca de 2.300 rótulos, 70 safras diferentes de 24 países, sendo a mais antiga de 1780, e uma das maiores coleções do famoso Château D´Yquem - melhor vinho de sobremesa do mundo.

Decoração
A decoração, assinada pela arquiteta Kethlen Ribas Durski, continua aconchegante e refinada, porém sem ser intimidadora. Os lavabos estão maiores, as poltronas são Luis XV, as toalhas são de linho egípcio branco com talheres de prata Christofle. As cortinas de linho e veludo harmonizam o ambiente.
Porém, mesmo com toda sofisticação, Junior Durski ressalta que o segredo do sucesso está na simplicidade - valor que norteia seu trabalho como empresário e chef.

Comentários