Capacitação profissional

Curso Cuevas Medek Exercises (CME), que se destaca na habilitação de crianças com atraso motor, é destinado para profissionais da saúde, em Curitiba.

Capacitar profissionais para aplicar um método revolucionário de habilitação psicomotora neurológica de crianças com dificuldades para andar ou se movimentar. Este é o objetivo do curso preparatório para o primeiro nível de formação do Cuevas Medek Exercises (CME), que será realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, em Curitiba. O treinamento é destinado aos profissionais da área de saúde com formação voltada à terapia psicomotora. O curso será ministrado pelo psicólogo Alexis Cuevas, que há anos vem acompanhando e participando do processo de criação do método ao lado de Ramón Cuevas, seu pai e idealizador do CME. Os dois terapeutas são os únicos habilitados a certificar novos profissionais no método.

Eficácia do tratamento
Idealizado há 45 anos, o CME vem sendo usado por profissionais experientes de diversos países. No Brasil, uma das precursoras é a fisioterapeuta Gislaine Bacarin Lopes, que atua em Curitiba e Pato Branco. Ela foi uma das primeiras no Brasil, e a primeira da Região Sul, graduada no nível III. No país apenas seis profissionais contam com essa mesma certificação.
Após utilizar um método tradicional de reabilitação neurológica infantil por 18 anos, Gislaine encontrou no CME, em 2009, os resultados que buscava em seus pacientes. Segundo ela, o método se diferencia das terapias convencionais por estimular o potencial cerebral, que é genético, por meio de exercícios. Por serem muito desafiadores, esses exercícios induzem a formações de conexões neurais. Com isso, o corpo passa a ter mais equilíbrio, o que faz com que a criança se sustente. “São melhorias nas funções motoras que até então não existiam como sentar, ficar em pé ou caminhar”, revela. De acordo com a fisioterapeuta, os resultados podem ser percebidos a partir de quatro semanas. “Mais do que um método, o CME é uma quebra de paradigma. É uma forma inovadora e diferente de pensar a respeito de uma criança com dificuldades motoras”, acrescenta. Os equipamentos utilizados para a realização da terapia são compostos por caixas, pranchas, cubos e barras de madeira, desenvolvidos especialmente para a aplicação do tratamento. “A terapia é indicada tanto para crianças que tenham patologias como paralisia cerebral ou síndrome de Down como também para aquelas que possuem qualquer tipo de atraso neuromotor”, ressalta a profissional.

Serviço:
Curso Cuevas Medek Exercises (CME) – Nível I
Data: 14 a 17 de novembro
Horário: das 9 às 17 horas
Local: Mercure Hotel - Avenida Sete de Setembro, 5368, Curitiba – PR
Inscrição: os interessados devem enviar o currículo para o e-mail cursocme.br@gmail.com

Comentários