Pular para o conteúdo principal

MPB Jazz no Paiol

Projeto, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, restaura shows realizados durante 10 anos.

Resgatar a história dos shows realizados no Teatro Paiol durante 10 anos e resgatar esses momentos para perpetuá-los no cenário cultural do Paraná. Da proposta nasceu o projeto "Restaurando a Memória da Música do Teatro Paiol", desenvolvido pela MPB Jazz Promoções e Eventos, que foi selecionado no edital da Fundação Cultural de Curitiba - Mecenato Subsidiado, em 2011, e financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
De acordo com a sócia da produtora Cris Mascarenhas, a ideia era resgatar a história cultural de um lugar muito especial para a cidade que é o Teatro Paiol. "Seu charme peculiar encanta a cada show realizado, aproxima o público do artista e transforma momentos em magia e emoção. Ídolos e fãs se misturam num aplauso extasiante", descreve.

Tao Trio

Tudo começou com uma longa pesquisa no acervo do teatro e da Casa da Memória de Curitiba, onde foram encontrados todos os arquivos dos shows realizados no Paiol, mas a abrangência do projeto ficou restrita às apresentações realizadas entre 1992 e 2002. Os shows, gravados em fitas K-7 e VHS, foram convertidos em CDs e DVDs, respectivamente. Também foi elaborado o livreto "Índice dos Shows". Cris Mascarenhas afirma que "tentamos ser o mais fiel possível aos registros existentes, e para isso, contamos com a eficiente colaboração e a expertise da pesquisadora Laís Pires, também sócia da produtora", assinala. Cris destaca que Laís participou da produção de vários dos shows apresentados no Paiol, fato que foi fundamental para a identificação de músicos.
Para comemorar a finalização do projeto, a MPB Jazz convidou a cantora paulista Célia e o trio curitibano Tao do Trio, composto por Suzie Franco, Cris Lemos e Fernanda Sabbag, para um show no Teatro Paiol. O evento contou com a regência do maestro, músico e arranjador Vicente Ribeiro, e foi acompanhado por Fábio Cardoso no piano, Sandro Guaraná no baixo e Fernando Rivabem na bateria. "Com este show realizado para convidados, funcionários da Fundação Cultural de Curitiba e incentivadores, concluímos o que chamamos de um projeto inesquecível, pela importância da recuperação da memória musical do Teatro Paiol", coloca Cris.

Comentários