Piso sobre Piso

Assentar piso sobre piso é opção para reformar sem bagunça. Confira as melhores opções de revestimentos e dicas para não errar na colocação.

Quando a ideia é alterar o piso da casa, a dor de cabeça começa só de se pensar no quebra-quebra. Porém, se a mudança for apenas estética e não estrutural, aplicar piso sobre piso pode ser a melhor solução para evitar a bagunça e a sujeira na aplicação e o melhor de tudo, economizando, já que os serviços de demolição e descarte de entulhos não serão necessários.
Tatiana Moura, proprietária da Boutique do Revestimento, afirma que cerca de 99% dos revestimentos existentes hoje no mercado permitem a sobreposição. “Os cerâmicos e os porcelanatos podem ser colocados sobre outros pisos de cerâmica, pedra e concreto, mas para isso, é imprescindível que o assentamento original esteja nivelado, bem fixado, limpo e sem umidade”, explica.  Caso o piso original esteja desnivelado, é possível nivelar com argamassa, mas isso encarece um pouco o custo. “Já quando há descolamento do piso, mesmo que apenas em partes pequenas, a sobreposição não é indicada, pois a tendência é que com o atrito mais e mais partes se soltem”, salienta a empresária.


Um dos cuidados que se deve tomar nesse tipo de assentamento de piso é com o desnível criado no ambiente em relação aos demais cômodos, mas Tatiana garante que com a utilização do material certo, esse suave degrau fica imperceptível. “Os porcelanatos de três milímetros de espessura, além de disponíveis em diversos tons e estilos, quase não interferem no nível do cômodo e na altura das portas", complementa.
Outra dica é com relação ao piso original. Se o ambiente estiver revestido com piso de madeira, por exemplo, infelizmente a aplicação sobre ele é contraindicada. “A madeira é um material que precisa ser mantido seco, o que inviabiliza a aplicação de argamassa sobre ela. Além disso, ela dilata e se retrai dependendo da temperatura em que se encontra o ambiente, podendo, com isso, causar danos ao piso recém-colocado”, salienta a empresária.
Preste também atenção à área onde o novo revestimento será aplicado. Se ela for seca, como salas e quartos, além das cerâmicas e porcelanatos, os pisos laminados, de madeira e vinílicos também são opções. “Já se a área é úmida, como cozinhas, banheiros e lavanderias, evite os amadeirados de qualquer espécie”, completa Tatiana.

Sobre a Boutique do Revestimento
Em seu show room, localizado em um espaço de 160 m² no bairro das Mercês, em Curitiba (PR), a Boutique do Revestimento conta com produtos de mais de 25 marcas nacionais e importadas. Produtos com design inovador para os mais diversos tipos de ambientes, desde banheiros e cozinhas até salas, fachadas e terraços. Além de uma equipe interna competente e bem informada sobre o universo da decoração, a loja também conta com profissionais capacitados para a realização de projetos de paginação e mão de obra para a colocação de revestimentos e acabamentos.

Serviço:
Boutique do Revestimento
Endereço: Rua Alcides Munhoz, 278, Mercês – Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3342-8892
www.boutiquedorevestimento.com.br

Comentários