Pular para o conteúdo principal

40 anos de pintura


O artista Ruben Esmanhotto e o Solar do Rosário convidam para o lançamento do livro do pintor, que acontece no próximo domingo dia 14 de Dezembro, às 11 horas na Galeria do Solar do Rosário com a presença do artista plástico.

Na ocasião do lançamento e manhã de autógrafos do livro “O MOMENTO SUSPENSO” do pintor RubenEsmanhotto, a diretora e galerista Regina Casillo vai expor algumas obras do pintor paranaense; - que tanto retratou a Curitiba e seus casarões.

Em citação da Crítica e Professora de História da Arte Adalice Maria de Araujo que sobre a obra e dele escreveu: “... Típico representante da geração de artistas plásticos paranaenses de 70, em sua obra Ruben Esmanhotto serve-se de dois importantes elementos: a metalinguagem e o acabamento rigoroso. Desde 78, os velhos casarões de Curitiba e arredores passaram a ser a temática principal da sua pintura. Embora servindo-se do processo hiper-realista da tomada fotográfica, consegue ultrapassar o valor documental do objeto pintado para nos fazer meditar. Assim como Arnold Böcklin, Giorgio de Chirico e Edward Hopper, ele despe a realidade do prosaico para impregná-la de mistério.

... Os casarões são captados como num cenário, isolados da paisagem circunstancial. Através do efeito de imobilidade, acentuado pela luz, acabam desassociando-se da realidade imediata para transformarem-se em verdadeiros retratos psicológicos.”

Importante destacar que o livro “O MOMENTO SUSPENSO” de Ruben Esmanhotto é o resultado do projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet com patrocínio da Copel, Banco de Fomento do Paraná, Compagas e Souza Cruz.

Que terá sua contra partida social programada para o início do ano letivo, em escolas públicas com apresentação e palestra do artista para alunos do ensino médio e também distribuição de livros entre outras atividades. Ano em que o renomado e conhecido Ruben Esmanhotto comemora 40 anos dedicados à pintura.

Serviço: 
Lançamento do livro RUBEN ESMANHOTTO – O MOMENTO SUSPENSO
Data: 14 de Dezembro, domingo às 11horas
Local: Galeria do Solar do Rosário
Rua Duque de Caxias, nº 4 – Centro Histórico de Curitiba.
Informações na Galeria (41) 3225-6232.

Comentários