Universidade Positivo lança Laboratório de Varejo


O Laboratório de Varejo da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo (UP) será lançado no próximo dia 26 (quarta-feira), às 19 horas, no Bloco Amarelo da instituição. De acordo com o diretor da Escola de Comunicação e Negócios da UP, Rogério Mainardes, a inauguração do novo espaço faz com que a Universidade ganhe um local adequado para conduzir pesquisas variadas sobre o assunto. Com isso, será possível pensar em inovar e aplicar novas tecnologias de gestão, o que pode ser benéfico à rentabilidade e sustentabilidade de empresas do setor. "Nessa simulação de ambiente de loja, é possível sensibilizar, informar, difundir conceitos e orientar estudantes, empresários e empreendedores sobre as tendências futuras do varejo", explica Mainardes.

Na opinião da coordenadora do Laboratório de Varejo da UP, Fabíola Paes, o ambiente permite fazer experimentos em diversas áreas, tais como: layout e exposição de produtos; iluminação; climatização; aromatização; música ambiente; comunicação visual; precificação; e, por fim, exposição do preço. "Nossa ideia é permitir aos estudantes a condução de estudos de caso que possam resolver os problemas encontrados no mundo real", esclarece. A preocupação com cada um desses detalhes tende a dar resultados positivos para o varejista, criando um ambiente favorável para o consumidor.

Os produtos expostos serão os mockups - moldes de tamanho natural usados para testes -, que podem ser readequados conforme o tipo de pesquisa. Um dos novos conceitos abordados é o do marketing olfativo, técnica ainda recente e pouco usada no país, que trabalha o incentivo ao consumo por meio do sistema límbico (responsável pelo comportamento social e emoções). A ideia desse tipo de pesquisa é criar empatia com os consumidores por meio do odor. "O espaço estará aberto para alunos da graduação e pós-graduação desenvolverem as mais variadas iniciativas", reforça Paes. O Laboratório de Varejo da UP conta com a parceria do Fecomércio, Sebrae, Rede de Supermercados Condor e Sindicato do Comércio Atacado de Gênero Alimentício do Paraná (Sinca-PR).

Oportunidade
Entender o comportamento do consumidor é um dos focos de estudo de várias áreas de pesquisa. O interesse se deve ao potencial de ganho com esse mercado. De acordo com pesquisa da Accenture, empresa global de consultoria de gestão, 20 setores relacionados ao consumidor, entre os quais pode ser incluído o varejo, podem faturar até US$ 2,4 trilhões em 2016.

Conforme o estudo, compreender "como" e "por que" o consumidor compra são aspectos que estão se modificando rapidamente nos últimos anos. Quatro em cinco executivos que participaram da pesquisa reconheceram a grande oportunidade que suas companhias podem ter em entender essas modificações, mas praticamente o mesmo número deles afirmaram que ainda não estão conseguindo usar esse fato como um diferencial de suas empresas.

Comentários