Longe de querer ser uma palestra sobre como se faz um filme publicitário, o Papo de Boteco com o jornalista e crítico de cinema Marden Machado, que ocorreu na agência 433 AG, foi uma espécie de retrospectiva da influência da sétima arte na publicidade - e vice-versa, além de suas curiosas interações.
Durante o bate-papo, Machado abordou como, há muitas décadas, um tem impacto no outro, tanto de forma direta, com os comerciais que são inspirados em filmes famosos - Blade Runner (1982), Forrest Gump (1994) e Matrix (1999); como em merchandising, com Bonequinha de Luxo (1961) e o terceiro filme da série 007 (1964). Além disso, falou de filmes que ficaram na história por influenciarem uma série de outros diretores, usando como exemplo Cidade de Deus, de 2002.
“Enquanto comercial e cinema existirem, um influenciará o outro. Os dois possuem uma relação simbiótica fabulosa. Não por acaso, muitos diretores saem da publicidade e migram para o cinema ou ainda trabalham nas duas frentes”, finalizou. Na foto, Marden (de terno) com os sócios-proprietários da 433 AG, Cícero Lago, Bud Distéfano e André Strauss.
Comentários