Culinária para alimentar o corpo e a alma


Foi na época em que constituiu família, no início dos anos 70, que o interesse pelas qualidades culinárias da avó e da mãe aflorou para a Chef Gloria Vargas. Autodidata, não poderia ter influência melhor: as duas (mãe e avó) sempre fizeram das refeições momentos de celebração, de reunião da família, em que o ato de comer tem um significado além de saciar a fome, passa a ser um momento de afeto. Desde março de 2014 à frente da cozinha do Farnel Gastronomia Paranaense, restaurante que redescobre e valoriza a culinária do Paraná, Gloria Vargas prepara as iguarias servidas como se estivesse fazendo as refeições dos seus filhos. Com carinho e atenção, seus pratos têm a intenção de alimentar o corpo e a alma, seguindo a tradição familiar.

A cozinha de Gloria Vargas no Farnel é um constante laboratório, no qual sabores, combinações e técnicas são testados e utensílios antigos e modernos servem de instrumentos para a criação de novos e inusitados paladares, que antes de irem para o cardápio da casa, passam por um seletivo processo de aprovação. “Para a abertura do restaurante, buscamos referências em alguns livros e textos da área, além de receitas e estórias de família. Deste estudo chegamos às influências e receitas representativas do Paraná e também a alguns pratos do litoral e primeiro planalto do estado, pratos que compõem hoje o menu do Farnel”, explica a chef.

Esse estudo continua sendo realizado diariamente pela equipe do restaurante, sempre atenta aos retornos e questionamentos dos clientes. “O objetivo é ampliar e enriquecer cada vez mais o cardápio oferecido, aperfeiçoando receitas existentes e encontrando novos sabores, aromas e cores”, completa Gloria Vargas. Na cozinha do FarnelGastronomia Paranaense a chef atua em uma constante busca pela valorização da culinária, dos produtos da nossa terra e das influências dos povos que aqui chegaram para construir a identidade gastronômica do estado.


Serviço:
Farnel Gastronomia Paranaense
Rua Dr. Claudino dos Santos, 90, São Francisco, Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3324-9755

Comentários