CEO da TOTVS, palestrou sobre inovação no "Estrela da Manhã"


O CEO da TOTVS, Laércio Cosentino, participou da primeira edição do "Estrela da Manhã" de 2014, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Seção Paraná (ADVB-PR), que aconteceu na manhã de hoje (24 de abril) no Hotel Bourbon. De acordo com Ronie Pires, presidente da ADVB-PR, a escolha de Cosentino não foi à toa, visto que a TOTVS foi uma das oito empresas brasileiras reconhecidas pelo ranking das duas mil empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento do mundo, de acordo com levantamento da Comissão Europeia. Somente nos últimos cinco anos, a companhia aportou R$ 830 milhões na área.

Em uma palestra de pouco mais de uma hora, Cosentino abordou os diversos aspectos para que a inovação se torne possível, superando obstáculos internos às empresas e macroeconômicos. Na avaliação dele, as empresas precisam estabelecer objetivos para se tornarem referências duradouras em seus segmentos de atuação, o que só é possível ao antecipar as necessidades do mercado e dos clientes. "Não devemos demandar tempo dos clientes, mas conquistá-los. Para isso, é necessário estar um passo à frente", explica.

No caso específico da TOTVS, para estar antenada às necessidades dos segmentos, Cosentino defende que os profissionais da companhia tenham conhecimento da área de Tecnologia de Informação e de seus ramos de atuação. "Falamos de igual para igual com os clientes para entender suas necessidades e buscar as soluções necessárias para o seu crescimento", esclarece.

Para que isso seja possível, o foco da companhia foi de criar um ambiente propício à inovação. Nesse sentido, investe em plataformas, como as redes sociais corporativas, que permitam a manifestação dos colaboradores e o compartilhamento de conhecimento. Dessa forma, a empresa tenta atrair os melhores profissionais do ramo e se adequar às características dos profissionais da chamada geração Y. "Nem sempre a inovação está em criar coisas novas, mas de dar novas funcionalidades a elas. Isso acontece ao viabilizar novos comportamentos dentro da companhia", afirma Cosentino.

Além da mudança de postura da equipe, a TOTVS busca estar perto dos principais players mundiais de tecnologia. Por isso, no ano passado, estabeleceu escritório no Vale do Silício, o TOTVS Labs, construído em Mountain View, próximo às sedes de Google, Yahoo! e Microsoft. No espaço, há designer, cientistas e engenheiros de diferentes nacionalidades em busca de soluções com enfoque em computação na nuvem, mídias sociais, mobilidade e big data. Em fevereiro deste ano, também inaugurou novo laboratório de UX Strategy (User Experience Strategy), dedicado a revisar os processos, a interface e a navegabilidade das soluções da empresa com base na experiência do usuário.

Comentários