Propostas interativas chamam a atenção e fidelizam clientes




A publicidade Out of Home (OOH), conceito que visa atingir o público-alvo onde quer que ele esteja, atrai a atenção dos consumidores com propostas criativas que estimulam a interatividade. A Clear Channel, a maior empresa de Mídia Exterior com quase um milhão de espaços publicitários em 49 países dos cinco continentes, inova a cada campanha que lança nas ruas. No Brasil, as cidades de Curitiba, Niterói e Rio de Janeiro já foram surpreendidas com propostas que estimulam até o olfato.
“A tendência é única e não tem volta. A interatividade oferece inúmeras possibilidades, que pode ser com ações especiais ou com o uso de tecnologia”, afirma o presidente da Clear Channel, Emilio Medina.
No último Dia dos Namorados, a empresa apostou na memória olfativa. Quatro abrigos de ônibus de Niterói (RJ) borrifavam, a cada 30 segundos, um suave jato de 50 ml de fragrância de lavanda. A campanha, desenvolvida pela W/Brasil RJ, foi possível graças às artimanhas da Clear Channel para viabilizar as idéias dos criativos publicitários.
No Rio de Janeiro e em Curitiba, jogos de pinball foram dispostos em mobiliários urbanos para promoverem a campanha nacional de lançamento da Coca-Cola Zero. Como se fossem fliperamas, as peças do mobiliário receberam botões para acionar as palhetas. A customização transformou as peças do jogo em língua (paletas) e olho (bola), fazendo referência aos personagens criados para a campanha da Coca-Cola Zero: um olho que enxerga, mas não sente o sabor e a língua sente o sabor, mas não enxerga a Coca-Cola Zero. A ação foi desenvolvida em conjunto com as agências McCann Rio de Janeiro e PlusMedia, visando entreter o público-alvo e estabelecer uma relação de troca e fidelidade.
"Nós buscamos atrair a atenção do consumidor de diversas formas, para atender cada vez mais as necessidades dos anunciantes”, diz o superintendente de Projetos Especiais da Clear Channel, Thiago Senna.
O efeito surpresa marcou a campanha de promoção do filme Missão Impossível III, da United International Pictures. A Clear Channel instalou sensores de movimentos em 15 abrigos de ônibus no Rio de Janeiro. Ao passarem por ali, pedestres se surpreendiam com a música-tema do filme. Preocupados com a poluição sonora que isso poderia causar, a Clear Channel disponibilizou, ainda, um medidor de ruídos para adequar o nível de volume da música ao ambiente externo.
A tecnologia dos celulares bluetooth foi explorada em uma campanha de divulgação para o vestibular 2008 da Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp), localizada em Curitiba. Nessa ação, criada pela agência Tomahawk Comunicação Integrada, quatro totens e quatro abrigos de ônibus da Clear Channel foram equipados para transmitirem informações via bluetooth para quem estivesse com esse recurso do celular ativado ao passar próximo aos mobiliários.
“Com a interatividade não há limites para a criação e a publicidade deixa de ser algo impositivo para proporcionar uma troca efetiva com os consumidores” afirma Emílio Medina.

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