Arquitetura destaca concessionária

Empresários japoneses, em recente passagem pelo Brasil, mostraram-se encantados pela liberdade de criação e terreno propício que deram margens à imaginação arquitetônica da nova concessionária Niponsul no alto da XV.
A liberdade de criação dada por Cristiano Fumagalli, proprietário da rede Honda Niponsul, ao arquiteto e sócio-proprietário da Realiza Arquitetura Frederico Carstens, responsável pelo desenho da nova concessionária no Alto da XV, pode ser percebida em todos os ângulos agudos do projeto, que desponta na esquina da Avenida Nossa Senhora da Luz, 1890.
O formato arrojado e contemporâneo ganha leveza com a estrutura envidraçada que dá vistas aos carros expostos no interior da loja. “Durante o desenvolvimento criativo, passei por diversas linhas e essa foi a que mais me agradou porque valorizava muito a esquina de um terreno com formato irregular, que já tem um ângulo agudo”, relata Carstens. A integração com o ambiente externo foi uma preocupação constante do arquiteto. “Criou-se uma possibilidade urbana diferenciada, uma construção que não é construção, é um ambiente que fica simplesmente abrigado ali dentro, integrando espaço interno e externo”, diz. Para o arquiteto, a responsabilidade social em relação ao ambiente em que o projeto irá se inserir são pontos sempre considerados em seus trabalhos. “Faço o projeto mais apropriado em função não apenas do que o cliente está precisando, mas procurando levar em conta a inserção urbana e pensando nas pessoas que circulam por ali.”
O perfil contemporâneo de Cristiano Fumagalli facilitou o fluxo de criatividade do arquiteto na hora de desenvolver o projeto. “Por ser uma concessionária Honda, queria fazer algo diferente de tudo que já tivesse sido feito no mundo. A feliz coincidência foi ter um cliente contemporâneo e inovador, que favoreceu o ambiente de criação”, diz Frederico Carstens, sócio- proprietário da Realiza Arquitetura.
O projeto de 2.700 m² pode ser dividido em duas grandes áreas: a sala de exposição dos veículos para venda e o ambiente de pós-vendas, com os serviços oferecidos pela concessionária. O terreno irregular não foi problema para as soluções de Carstens. “À primeira vista, por ser irregular, o terreno parecia ser um problema. Mas entendi aquilo como um incentivo à inovação. Havia um cliente bacana e um terreno que me provocava”, lembra Carstens.
A arquitetura contemporânea da nova Honda Niponsul em Curitiba fica na Avenida Nossa Senhora da Luz, 1.890, no Alto da XV.

Comentários