Economizar na conta de luz


O recente aumento da tarifa média da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em 36,8%, anunciado na última sexta-feira, 27 de fevereiro, já entrou em vigor. O reajuste extraordinário, o quarto maior dentre as 58 distribuidoras de energia do Brasil, anda deixando muita gente de cabelo em pé. Economizar energia elétrica no dia a dia é a melhor saída para evitar o impacto do aumento na conta no fim do mês.

Entre as medidas de economia, Daniele Bagatoli, sócia da Luna Luce Iluminação e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores, destaca a troca de lâmpadas comuns por versões com tecnologia LED. “Hoje em dia é possível encontrar lâmpadas de LED nos mais diversos formados, modelos de encaixe e cores de luz. Elas chegam a ser 98% mais econômicas que as lâmpadas incandescentes e halógenas, conhecidas por gastar muita energia. Também são mais vantajosas que as fluorescentes”, explica a especialista.

Outra alternativa é a utilização de temporizadores ou sensores de presença em áreas de passagem. “Corredores, escadas, caminhos em quintais, todos esses locais precisam ser iluminados somente quando alguém passa por eles. Já áreas onde a iluminação ajuda na segurança, a instalação de fotocélulas garante que as luzes acendam quando escurecer e apaguem quando amanhecer”, acrescenta Daniele. Quem quiser ainda, pode instalar dimmers, aparelhos que controlam a intensidade da luz, no local dos interruptores comuns.

A utilização de luz natural também garante economia na conta. “Muita gente nem percebe, mas trabalha com as janelas fechadas e a luz acesa. O simples ato de abrir as cortinas permite a entrada de luz natural e gratuita. Ambientes com paredes e tetos em cores claras são os que mais se beneficiam da luz do dia, pois refletem e espalham a luminosidade por todo o espaço”, completa a designer. Para usufruir da luz natural no dia a dia, coloque mesas de trabalho e de leitura próximas a janelas.

Sobre a Luna Luce Iluminação:
Inaugurada em 2009, a Luna Luce Iluminação é uma empresa familiar administrada pela família Bagatoli, conhecida por seus mais de 30 anos de experiência na fabricação de luminárias. A loja trabalha com as melhores fábricas nacionais e internacionais e está sempre em busca de novas tendências no mercado. Para garantir um melhor atendimento aos clientes, a equipe é composta por designers de interiores e especialistas em iluminação.

Contato:
Luna Luce Iluminação
Endereço: Av. Nossa Senhora Aparecida, 649, Seminário - Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3085-1177
www.lunaluce.com.br

Comentários