Somos agora a sociedade do consumo responsável?
A chamada "sociedade de consumo" abre as portas para um significado novo no que diz respeito a suas compras. Diz-se agora que a sociedade passa a consumir com responsabilidade, preocupando-se com as escolhas de produtos e de empresas envolvidas com Responsabilidade Social. Mas será realmente que esta realidade faz parte do cotidiano do brasileiro?
Para a consultora em Marketing de Relacionamento, Nelise Zymberg, esta ainda não é a realidade por aqui. “Produtos e marcas ligadas a causas sociais ganham maior visibilidade na mídia, atraindo, de certa forma, consumidores que esperam muito mais que geração de emprego e pagamento de impostos por parte delas. Mas este mesmo cliente não está disposto a pagar mais por isso e, mesmo assim, espera que a empresa faça algo mais pela sociedade”, comenta.
São dois lados bem distintos. As empresas entraram definitivamente nesta área para buscar benefícios próprios como isenção de impostos, caso sejam provedoras de algum projeto social, ou simplesmente para ter sua marca como a ‘queridinha’ do consumidor. “O consumidor paga mais caro por um produto X, pela sua qualidade ou por ser fiel à marca, mas não irá pagar mais simplesmente porque o produto é socialmente responsável”, explica.
Nelise diz que as campanhas de relacionamento que visam à ampliação e à aproximação da marca com seu público são importantes, neste caso. “Mas é preciso que os empresários não esperem grande adesão. O que chamamos aqui de sociedade do consumo responsável ainda está longe de ser de fato uma realidade no Brasil. Mas não impossível”, finaliza.

Zymberg Marketing Direto

A Zymberg Marketing Direto é uma empresa especializada em marketing de serviços, relacionamento (CRM), marketing estratégico e treinamento. Dirigida pela consultora e professora Nelise Zymberg, uma das pioneiras na aplicação de CRM e marketing direto no Brasil, a empresa nasceu em 1996, em São Paulo, e há quatro anos está com sede em Curitiba.

Comentários