Palestra no Clube do Coração
A atividade física ajuda a baixar os níveis de colesterol, de diabetes no sangue, além de auxiliar no controle da pressão arterial e melhorar a capacidade respiratória. Pessoas com histórico familiar devem redobrar os cuidados e evitar a associação a outro fator de risco de doença cardiovascular como tabagismo, sedentarismo e obesidade.
Outras formas de prevenir a doença cardíaca serão discutidas no próximo sábado (19/7), a partir das 9h30, com palestra da cardiologista Maria do Rocio Peixoto de Oliveira, no Hospital Costantini. Ela é coordenadora do Clube do Coração, projeto voltado à discussão de temas ligados à saúde cardiovascular a pacientes, familiares e à comunidade em geral para esclarecer dúvidas e estimular a busca por uma melhor qualidade de vida.
De acordo com a médica, a falta de exercício pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto a hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade – e, se associado a estes, pior ainda. Ela conta que a palestra vai mostrar formas de modificar hábitos de vida como o sedentarismo, o fumo e o estresse. No caso de fatores como histórico familiar, por exemplo, serão passadas dicas de prevenção e cuidados constantes que o paciente deve ter. “Hoje só vive no risco quem quer. Há inúmeros recursos que podem garantir uma boa saúde aos pacientes”, explica.
O sedentarismo é um dos grandes vilões da vida moderna. Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que 70% da população mundial é sedentária. E a falta de atividade física, somada a uma alimentação não-balanceada, é responsável por 54% do número de mortes por infarto. Já um estilo de vida ativo pode ajudar a reduzir o risco de morte em até 40%.“Atividades aeróbicas simples como caminhada, corrida, natação ou andar de bicicleta podem salvar muitas vidas”, completa Maria do Rocio.

Check up
Além de manter uma rotina de vida mais saudável, é recomendável fazer uma consulta anual ao cardiologista, principalmente após os 40 anos. Só ele poderá definir o perfil do paciente, identificar se ele se encaixa no grupo de risco e indicar quais os melhores exames a serem feitos.

Dicas para uma vida saudável
Hipertensão arterial:
Para prevenir a hipertensão, um dos principais fatores de riscos relacionados a doenças cardiovasculares, é preciso reduzir o sal da alimentação, mudar o estilo de vida, parar de fumar, moderar o consumo de bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos aeróbicos.

Combater o sedentarismo:
* Adotar quatro dias na semana para fazer uma caminhada
* Preferir as escadas ao invés do elevador
* Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino
* Dispensar a escada rolante nos shoppings
* Levantar para falar com o colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.

Na alimentação:
* Comer frutas cítricas (como abacaxi, manga e laranja)
* Evitar frituras e alimentos gordurosos
* Evitar o carnes vermelhas, ex: costela, cupim e carneiro, preferindo cortes magros, ex: alcatra.
* Preferir o peixe grelhado ou assado (preferência por salmão e pescada) e frango sem pele.
* Optar por alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e vegetais.
* Limitar a ingestão de gorduras saturadas, contidas nos derivados do leite.
* Beber pelo menos dois litros de água por dia.
* Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente espumantes, devido à alta taxa de açúcar, além do teor alcoólico.

Estresse:
Recomendado auxílio psicológico e técnicas de auto-ajuda com dicas de como enfrentar os problemas. Caminhadas e atividades de lazer podem ajudar.

Diabéticos:
Para pessoas diabéticas, a recomendação é evitar doces e procurar um cardiologista para fazer um check-up a cada seis meses.

Fumantes:
A dica é única. Banir o cigarro de sua rotina. Hoje existem medicamentos eficientes para auxiliar o paciente.

Obesidade:
Controlar a dieta e praticar exercícios físicos.

As inscrições para a palestra do Clube do Coração são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 41 3013 9281. O auditório do Hospital Cardiológico Costantini é na Rua Pedro Collere, 890 – Vila Izabel.


Clube do Empreendedor da Editel
Com o tema “Liderança e Comunicação” um dos mais concorridos palestrantes do Brasil na área de planejamento de carreira e gestão de pessoas, Helio Gianotti, estará em Curitiba. Ele, que também é professor de MBA na FGV e gerente de desenvolvimento de talentos da Novartis, comandará palestra no dia 22 de julho aos associados do Clube do Empreendedor da Editel Publicar, editora de guias e listas telefônicas. O evento terá ainda a presença da coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que falará sobre os projetos e atividades da instituição.
Este será o segundo encontro do ano do Clube do Empreendedor, programa criado pela Editel para dar suporte aos empresários anunciantes da lista telefônica com objetivo de melhorar a efetividade dos negócios. A palestra será às 19h30, no Estação Embratel Convention Center.

Comentários